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http://hdl.handle.net/10174/35479
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Title: | A comunicação no ato médico em tempos de pandemia |
Authors: | Santana, Paulo Roberto Ferreira de |
Advisors: | Magalhães, Olga |
Keywords: | Ato médico Novas tecnologias Perceção Avaliação Medical act ICT Perception Evaluation |
Issue Date: | 29-May-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Este estudo tem como objetivo, delinear de que forma foi percetível
pelo paciente a comunicação no ato médico em um atendimento
virtual. Neste estudo foram recolhidos dados em uma população de
pacientes inscritos na consulta de Imunoalergologia de um Hospital
Publico em Elvas, Alentejo. O universo dos pacientes foi dos que
tiveram atendimento no período de janeiro a março de 2021, em um
total de 290 que atendesse ao objetivo do estudo. Foi efetuado um
estudo do tipo transversal, em um único momento, em um período
delimitado de tempo, sem seguimento do tipo qualitativo e
quantitativo e descritivo, com base nos dados recolhidos através de
questionários. Como variantes a serem analisadas tivemos: o sexo,
idade, escolaridade meio tecnológico usado, a perceção de cada um
e a sua recomendação ou não do ato médico virtual. Com relação a
idade foi apresentada uma certa homogeneidade. No item
escolaridade uma percentagem pequena de inquiridos com alguma
dificuldade no uso das novas tecnologias. Predomínio de residentes
no Alentejo e do sexo feminino. A satisfação de uma forma geral neste tipo de atendimento foi boa, com predomino pelo zoom
na sua maioria, e foram visíveis o grau de satisfação no
atendimento, o que leva a sua recomendação; ABSTRACT:
“Communication in the medical act in pandemic times”
This study aims to outline how communication was, satisfaction
perceived by patients in the context of virtual medical care. Data
was collected among patients enrolled in the Immunoallergology
consultation of a Public Hospital in Elvas, Alentejo.
The number of patients regard those who were cared from January
to March 2021, out of a total of 290 that met the objective of the
study- a cross-sectional study was carried out, in a delimited period
of time, without a qualitative and quantitative and descriptive
follow-up period, based on data collected through questionnaires.
As variables to be analyzed the study considered: sex, age,
education, technological means used, the perception of each patient
and their recommendation for the virtual medical act.
Regarding age, a certain homogeneity was found. In the education
item, a small percentage of respondents struggled with the use of
ICT. Furthermore, the study revealed the predominance of Alentejo
residents and of female patients. Overall, satisfaction with this type
of service was good, particularly with regards with zoom,
which leads to its recommendation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35479 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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