Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35478

Title: Aspetos da harmonia idiomática de Antonio Carlos Jobim: uma abordagem a partir dos processos de cifragem
Authors: Filho, Celso Ribeiro Bastos
Advisors: Lopes, Eduardo
Keywords: Tom Jobim
Harmonia
Música popular brasileira
Estética musical
Tom Jobim
Harmony
Brazilian popular music
Musical aesthetics
Issue Date: 13-Jul-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta tese tem como objetivo evidenciar aspetos relevantes da harmonia idiomática do compositor brasileiro Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim), a partir da abordagem de trechos de canções deveras representativas e a ter como referência os processos de cifragem adotados por ele. A abordagem a partir de tais processos se mostrou eficaz durante a investigação, por meio da constatação de que a utilização (e/ou a substituição) de determinadas cifras, por parte de Tom Jobim, ao que tudo indica, tinha como propósito melhor definir a sonoridade almejada por ele e não apenas contribuir para a facilitação de leitura, como costuma ocorrer. Os exemplos musicais foram extraídos das publicações Songbook Tom Jobim (Chediak, 1990) e Cancioneiro Jobim (Jobim, Paulo et al. (Org.), 2000, 2001, 2002, 2007a, 2007b, 2007c), bem como dos manuscritos que constam do portal do Instituto Antonio Carlos Jobim e das gravações originais do compositor e/ou de seus principais intérpretes. No tocante à análise harmónica, os procedimentos e a metodologia adotados têm como referência a cifragem analítica (Chediak, 1986; Guest, 2006; Nettles & Ulanowsky, 1987); ABSTRACT: ASPECTS OF IDIOMATIC HARMONY BY ANTONIO CARLOS JOBIM: An approach from the chord symbols processes This thesis aims to highlight relevant aspects of the idiomatic harmony of the Brazilian composer Antonio Carlos Jobim (Tom Jobim), from the approach of excerpts from truly representative songs and having as a reference the chord symbols adopted by him. The approach based on such processes proved to be effective during the investigation, through the observation that the use (and/or substitution) of certain chord symbols, by Tom Jobim, apparently had the purpose of better defining the sound desired by him and not just contribute to the facilitation of reading, as usually happens. The musical exemples were taken from the publications Songbook Tom Jobim (Chediak, 1990) and Cancioneiro Jobim (Jobim, Paulo et al. (Org.), 2000, 2001, 2002, 2007a, 2007b, 2007c), as well as the manuscripts that appear on the portal from the Instituto Antonio Carlos Jobim and the original recordings of the composer and/or his main performers. Regarding harmonic analysis, the procedures and the methodology are based on Guest (2006), Chediak (1986) and Nettles & Ulanowsky (1987).
URI: http://hdl.handle.net/10174/35478
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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