|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35414
|
Title: | Da produção escrita à consciência metalinguística: uma abordagem metacognitivista para níveis avançados do português como língua estrangeira na Itália |
Authors: | Cintra, Monique Carbone |
Advisors: | Silva, Ana Alexandra Peppoloni, Diana Castagna, Vanessa |
Keywords: | Português língua estrangeira Consciência metalinguística Metacognição Competência comunicativa Aprendizagem autorregulada Portoghese come lingua straniera Consapevolezza metalinguistica Metacognizione Competenza comunicativa Apprendimento autoregolato Portuguese as a foreign language Metalinguistic awareness Metacognition Communicative competence Self-regulated learning |
Issue Date: | 23-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A proposta desta tese de doutorado é contribuir para uma reflexão sobre a consciência metalinguística no ensino e aprendizagem do português como língua estrangeira (PLE), em níveis avançados de cursos universitários. Os pressupostos teóricos que fundamentaram este trabalho baseiam-se predominantemente nos conceitos de metacognição (Flavell, 1979; 1999; Nelson & Narens, 1990; Overschelde, 2008, Tarricone, 2011) e de consciência metalinguística (Gombert, 1990) aplicados ao contexto de ensino e aprendizagem de línguas (Bialystock, 1994; 2001; Osório & Antunes, 2009; Osório, 2016; Ançã, 2016; 2018; Gehardt, 2016; Peppoloni, 2018; Roehr-Brackin, 2018). Trata-se de um estudo interdisciplinar no qual convergem três paradigmas – sujeito, língua e ensino –, a partir da perspectiva de que a reflexão metalinguística, enquanto atividade metacognitiva, possui estreita ligação com o aumento do nível de competência linguístico-comunicativa dos aprendizes de língua estrangeira (LE). Realizou-se uma pesquisa-ação que se dividiu em três fases: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. A fase de intervenção consistiu na realização de um Laboratório de Produção Escrita e Reflexão Metalinguística, oferecido como curso extracurricular para os alunos participantes deste estudo. Primeiramente, fez-se uma coleta de dados na fase de pré-intervenção, que recorreu aos seguintes instrumentos de pesquisa: um questionário, um teste metalinguístico, tarefas de produção escrita e uma folha de (auto)avaliação e (auto)correção. Após a análise desses dados iniciais, foram propostas atividades didáticas criteriosamente elaboradas com os seguintes propósitos: estimular e guiar a reflexão metalinguística dos aprendizes envolvidos, bem como promover uma aprendizagem autorregulada e, consequentemente, autônoma. Foram focalizadas, em particular, as dificuldades manifestadas por esses aprendizes na fase de pré-intervenção e também durante os encontros do laboratório, à medida que lhes eram solicitadas tarefas de produção textual escrita. A descoberta, compreensão e correção dos (próprios) erros foi o tema central do laboratório, de modo que os aprendizes pudessem, de forma gradual, aprimorarem a sua capacidade de autoavaliação e autocorreção dos textos escritos. Por fim, na fase de pós-intervenção, utilizaram-se os mesmos instrumentos de pesquisa, a fim de confrontar os resultados obtidos antes e após a aplicação de uma metodologia voltada para o aperfeiçoamento do nível de consciência metalinguística e das habilidades de autoavaliação e autocorreção dos aprendizes. Os dados coletados foram submetidos à estratégia metodológica de triangulação, graças à aplicação dos diferentes instrumentos de pesquisa mencionados, o que permitiu uma análise sob diversos ângulos dos fenômenos observados. Esses instrumentos, bem como as atividades propostas, ambos elaborados especificamente para esta tese de doutorado, representam uma contribuição para os estudos na área de PLE, e sobretudo para o contexto universitário italiano. Concluiu-se que o desenvolvimento da consciência metalinguística levou os alunos a adquirirem cada vez mais autonomia em relação às suas capacidades iniciais de autoavaliação e autocorreção das suas produções escritas. Constatou-se que houve um aumento da regulação das ações metacognitivas de monitoramento e controle envolvidas na reparação das falhas identificadas e na execução de novas tarefas. Consequentemente, verificou-se um melhor desempenho relativo à competência comunicativa desses alunos, manifestada na realização de tarefas de produção textual que representaram diferentes contextos de uso interativo e situado da língua; - RIASSUNTO:
Titolo: Dalla produzione scritta alla consapevolezza metalinguistica: un approccio metacognitivista per i livelli avanzati di portoghese come lingua straniera in Italia
La proposta di questa tesi di dottorato è quella di promuovere una riflessione sul contributo della consapevolezza metalinguistica nell'insegnamento e nell'apprendimento del portoghese come lingua straniera (PLE) nei livelli avanzati dei corsi universitari. I presupposti teorici su cui si fonda questo lavoro si basano prevalentemente sui concetti di metacognizione (Flavell, 1979; 1999; Nelson & Narens, 1990; Overschelde, 2008; Tarricone, 2011) e di consapevolezza metalinguistica (Gombert, 1990) applicati al contesto dell'insegnamento-apprendimento delle lingue (Bialystock, 1994; 2001; Osório & Antunes, 2009; Osório, 2016; Ançã, 2016; 2018; Gehardt, 2016; Peppoloni, 2018; Roehr-Brackin, 2018). Si tratta di uno studio interdisciplinare in cui convergono tre paradigmi - soggetto, lingua e insegnamento - nella prospettiva che la riflessione metalinguistica, in quanto attività metacognitiva, abbia uno stretto legame con l'aumento del livello di competenza linguistico-comunicativa degli apprendenti di lingua straniera (LS). È stata condotta una ricerca-azione suddivisa in tre fasi: pre-intervento, intervento e post-intervento. La fase di intervento è consistita nella realizzazione di un Laboratorio di produzione scritta e riflessione metalinguistica, offerto come corso extracurriculare agli studenti partecipanti a questo studio. In primo luogo, nella fase di pre-intervento è stata effettuata una raccolta dati che ha utilizzato i seguenti strumenti di ricerca: un questionario, un test metalinguistico, compiti di produzione scritta e una scheda di autovalutazione e autocorrezione. Dopo l'analisi di questi dati iniziali, le attività didattiche sono state accuratamente progettate con i seguenti obiettivi: stimolare e guidare la riflessione metalinguistica degli studenti coinvolti, nonché promuovere un apprendimento autoregolato e, di conseguenza, autonomo. In particolare, sono state messe a fuoco le difficoltà manifestate da questi studenti nella fase di pre-intervento e anche durante gli incontri di laboratorio, quando è stato chiesto loro di svolgere compiti di produzione di testi scritti. La scoperta, la comprensione e la correzione degli errori loro è stato il tema centrale del laboratorio, in modo che gli studenti potessero migliorare gradualmente la loro capacità di autovalutazione e autocorrezione dei testi scritti. Infine, nella fase di post-intervento, sono stati utilizzati gli stessi strumenti di ricerca per confrontare i risultati ottenuti prima e dopo l'applicazione di una metodologia volta a migliorare il livello di consapevolezza metalinguistica e le capacità di autovalutazione e autocorrezione degli studenti. I dati raccolti sono stati sottoposti alla strategia metodologica della triangolazione, grazie all'applicazione dei diversi strumenti di ricerca sopra menzionati, che hanno permesso un'analisi da diverse prospettive dei fenomeni osservati. Questi strumenti, così come le attività proposte, entrambi specificamente progettati per questa tesi di dottorato, rappresentano un contributo agli studi nel campo del PLE, e in particolare al contesto universitario italiano. Si è concluso che lo sviluppo della consapevolezza metalinguistica ha portato gli studenti ad acquisire sempre più autonomia rispetto alle capacità iniziali di autovalutazione e autocorrezione delle proprie produzioni scritte. È stato riscontrato un aumento della regolazione delle azioni metacognitive di monitoraggio e controllo coinvolte nella riparazione degli errori individuati e nell'esecuzione di nuovi compiti. Di conseguenza, si è registrato un rendimento migliore, in relazione alla competenza comunicativa degli studenti coinvolti nello studio, nello svolgimento di compiti di produzione testuale rappresentativi di diversi contesti di uso interattivo e situato della lingua; - ABSTRACT:
Title: From written production to metalinguistic awareness: a metacognitivist approach for advanced levels of Portuguese as a Foreign Language in Italy
The purpose of this doctoral thesis is to promote a reflection on the contribution of metalinguistic awareness to the teaching and learning of Portuguese as a foreign language (PFL) in advanced levels of university courses. The theoretical assumptions that grounded this work are predominantly based on the concepts of metacognition (Flavell, 1979; 1999; Nelson & Narens, 1990; Overschelde, 2008, Tarricone, 2011) and metalinguistic awareness (Gombert, 1990) applied to the language teaching-learning context (Bialystock, 1994; 2001; Osório & Antunes, 2009; Osório, 2016; Ançã, 2016; 2018; Gehardt, 2016; Peppoloni, 2018; Roehr-Brackin, 2018). This is an interdisciplinary study in which three paradigms converge - subject, language, and teaching - from the perspective that metalinguistic reflection, as a metacognitive activity, has close links with increasing the level of linguistic-communicative competence of foreign language (FL) learners. This action-research was divided into three phases - pre-intervention, intervention and post-intervention. An action-research was conducted and divided into three phases: pre-intervention, intervention and post-intervention. The intervention phase consisted in the realization of a Laboratory of Written Production and Metalinguistic Reflection, offered as an extracurricular course for the students participating in this study. First, a data collection was made in the pre-intervention phase, which resorted to the following research instruments: a questionnaire, a metalinguistic test, written production tasks and a (self)evaluation and (self)correction sheet. After the analysis of these initial data, didactic activities were carefully designed with the following purposes: to stimulate and guide the metalinguistic reflection of the learners involved, as well as to promote self-regulated and, consequently, autonomous learning. In particular, the difficulties manifested by these learners in the pre-intervention phase and also during the laboratory meetings - as they were asked to perform written text production tasks - were focused on. The discovery, understanding, and correction of (their) errors was the central theme of the laboratory, so that the learners could gradually improve their ability to self-evaluate and self-correct their written texts. Finally, in the post-intervention phase, the same research instruments were used in order to compare the results obtained before and after the application of a methodology aimed at improving the metalinguistic awareness level and the self-evaluation and self-correction skills of the learners. The data collected was submitted to methodological triangulation, thanks to the application of the different research instruments mentioned above, which allowed an analysis from different angles of the phenomena observed. These instruments, as well as the proposed activities, both developed specifically for this doctoral thesis represent a contribution to studies in the area of PFL, and especially for the Italian university context. It was concluded that the development of metalinguistic awareness led students to acquire more and more autonomy in relation to their initial capacities of self-evaluation and self-correction of their written productions. It was found that there was an increase in the regulation of metacognitive actions of monitoring and control involved in the repair of identified faults and in the execution of new tasks. As a result, there was a better performance, relative to the communicative competence of these students, in carrying out text production tasks that represented different contexts of interactive and situated language use. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35414 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|