Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35402

Title: Efeito de um programa de treino em seco na postura de protração dos ombros em nadadores (sincronizada e natação pura)
Authors: Carrageta, Ana
Sousa, João Paulo
Malta, João
Batalha, Nuno
Keywords: Ombro
Protração
Sincronizada
Natação pura
Nadadores
Issue Date: 23-Apr-2017
Publisher: Livro de Atas do 40º Congresso Técnico Científico da APTN.
Citation: Carrageta, A., Sousa, J.P., Malta, J. Batalha, N. (2017). “Efeito de um programa de treino em seco na postura de protração dos ombros em nadadores (sincronizada e natação pura)”. 40º Congresso Técnico Científico da APTN. 29 a 30 de abril de 2007. Gondomar, Portugal.
Abstract: NTRODUÇÃO: A postura de protração dos ombros é algo comum entre nadadores, podendo ser uma das causas de eventuais lesões (Kluemper et al., 2006). O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa de treino em seco na diminuição da postura de prostração dos ombros em jovens nadadoras de natação sincronizada e natação pura. MÉTODOS: Este estudo segue uma metodologia quasi-experimental. A amostra foi constituída com 26 nadadoras (14.23 ± 1.53 anos de idade, massa corporal de 56.58 ± 7.93Kg, altura de 1.62 ± 0.05cm). Após ter sido estabelecido um período de controlo de duas semanas, foram feitas avaliações antes e após a realização de 8 semanas de treino de reposicionamento escapular, em conjunto com um treino de fortalecimento da cintura escapular. Em cada momento foram avaliados ambos os ombros, em três variáveis (distância acromial, bordo superior e bordo inferior) e em três diferentes posições (posição descontraída, posição militar e colocando a mão na anca). RESULTADOS: Foi observada a diminuição da distância acromial no ombro dominante (𝜌=0.001) e não dominante (ρ=0.003), após as 8 semanas de intervenção no trabalho fora de água. Verificámos diferenças significativas também nas distâncias do bordo superior (ρ=0.002 lado dominante e ρ=0.007 lado não dominante) e do bordo inferior das omoplatas (ρ=0.000 lado dominante e ρ=0.005 lado não dominante), na posição descontraída entre grupos (controlo e experimental). DISCUSSÃO: Vários autores, com o intuito de diminuir a postura de protração dos ombros, sugerem exercícios específicos que permitam o alongamento da parte anterior e fortalecimento da parte posterior do complexo articular do ombro (Kluemper et al., 2006; Hibberd et al., 2012). O nosso trabalho reforça a ideia transmitida pelos estudos mencionados, concluindo que o tipo de treino efetuado poderá ser uma opção para a diminuição da postura de protração dos ombros em ambas as disciplinas aquáticas, sendo aconselhada a inclusão deste tipo de trabalho no treino em seco dos atletas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35402
Type: lecture
Appears in Collections:DES - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Anexo 52 - APTN copy.pdf1.61 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois