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http://hdl.handle.net/10174/35353
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Title: | Determinantes dos programas de fidelização - Análise do impacto dos cartões de cliente na fidelização |
Authors: | Mares, Pedro Miguel Lopes |
Advisors: | Sampaio, Ana Lucas, Maria Raquel |
Keywords: | Fidelização Programas de Fidelização Retalho Alimentar Loyalty Loyalty Programs Grocery Retail |
Issue Date: | 6-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Face à crescente competitividade dos mercados e exigência dos consumidores e
consequente necessidade das empresas se diferenciarem e ajustarem com o objetivo
de reter os clientes, estas têm vindo a adotar um conjunto variado de estratégias de
modo a garantir a sua sustentabilidade. Nesse sentido, tem-se verificado uma crescente
aposta em programas de fidelização, nomeadamente, na utilização de cartões de
cliente. Apesar da crescente implementação de programas de fidelização por parte de
empresas de diversos setores, existem estudos que põem em causa a sua eficácia.
Deste modo, a investigação desenvolvida procurou compreender os fatores
determinantes de um programa de fidelização no setor do retalho alimentar, analisando
o impacto dos cartões de cliente na sua fidelização, em particular na situação da
pandemia por COVID-19.
Com o objetivo de validar o modelo de investigação suportado na revisão de literatura
realizada, recorreu-se a uma pesquisa exploratória (estudo qualitativo) com recurso à
técnica do Focus Group. Este estudo qualitativo permitiu, por um lado, obter uma maior
compreensão sobre as atitudes e comportamentos dos consumidores em relação à
utilização dos programas de fidelização no retalho alimentar e o seu impacto nos
antecedentes e determinantes da fidelização do consumidor e, por outro lado, validar e
refinar o modelo de investigação inicial.
Para testar o modelo teórico proposto, foi realizada uma pesquisa conclusiva (estudo
quantitativo), tendo sido operacionalizado através da aplicação de um questionário
online. A análise dos dados recolhidos através do questionário foi realizada com recurso
à análise descritiva e à análise de equações estruturais (AEE).
Os resultados mostraram a existência de uma influência direta e positiva dos eventos
stressantes nos benefícios percebidos e, desta última na satisfação, na confiança e no
compromisso. No que diz respeito aos antecedentes da fidelização, verificou-se uma
influência direta e positiva da satisfação em três variáveis, nomeadamente, na
confiança, imagem do retalhista e fidelização e que, por seu lado, a confiança tem um
impacto positivo no compromisso e na imagem do retalhista. Identificou-se ainda um
impacto direto e positivo do compromisso e da imagem do retalhista na fidelização.
Esta investigação apresenta contributos importantes tanto a nível teórico, como prático.
Ao nível teórico, para além de contribuir para uma melhor compreensão sobre o impacto
dos benefícios percebidos dos programas de fidelização nos antecedentes da
fidelização e na própria fidelização dos clientes, procura analisar o impacto que a pandemia COVID-19 por ter nos benefícios percebidos dos programas de fidelização e
na fidelização dos clientes.
Ao nível prático, desta-se a verificação de que os eventos stressantes têm uma
influência direta e positiva na perceção, por parte dos clientes, dos benefícios
percebidos dos programas de fidelização. Assim, os responsáveis pelo desenvolvimento
e implementação de um programa de fidelização devem ter em consideração esta
variável, uma vez que a mesma irá afetar o comportamento dos consumidores, assim
como a sua perceção sobre os benefícios percebidos dos programas de fidelização.
Deste modo, este estudo de investigação prentende proporcionar um importante
contributo para a compreensão da importância dos programas de fidelização na
retenção dos consumidores e na identificação dos fatores que levam os consumidores
a aderir a um programa de fidelização, levando a que as empresas de retalho alimentar
possam elaborar programas de fidelização mais eficazes; Abstract:
Determinants of loyalty programs - Analysis of the impact of customer
loyalty cards on loyalty -
Due to the growing competitiveness of markets and consumer demand as well as the
consequent need for companies to differentiate and adjust in order to retain customers,
they have been adopting a varied set of strategies to ensure their sustainability. In this
sense, there has been an increasing focus on loyalty programs, namely the use of
customer loyalty cards. Despite the growing implementation of loyalty programs by
companies from different sectors, there are studies that question their effectiveness.
In this way, the research developed sought to understand the determining factors of a
loyalty program in the grocery retail sector, analyzing the impact of customer loyalty
cards on their loyalty, particularly in the situation of the COVID-19 pandemic.
In order to validate the research model supported by the literature review carried out, an
exploratory research was used (qualitative study) using the Focus Group technique. This
qualitative study allowed, on the one hand, to obtain a better understanding of consumer
attitudes and behaviors in relation to the use of loyalty programs in grocery retail and
their impact on the antecedents and determinants of consumer loyalty and, on the other
hand, to validate and refine the initial investigation model.
To test the proposed theoretical model, a conclusive research (quantitative study) was
carried out, having been operationalized through the application of an online
questionnaire. The analysis of data collected through the questionnaire was performed
using descriptive analysis and structural equation modeling (SEM).
The results showed the existence of a direct and positive influence of stressful events on
perceived benefits and, of the latter, on satisfaction, trust and commitment. With regard
to the antecedents of loyalty, there was a direct and positive influence of satisfaction on
three variables, namely, on trust, retailer image and loyalty and that, in turn, trust has a
positive impact on commitment and retailer image. A direct and positive impact of the
commitment and retailer's image on customer loyalty was also identified.
This research presents important contributions both at a theoretical and practical level.
At a theoretical level, in addition to contributing to a better understanding of the impact
of the perceived benefits of loyalty programs on the antecedents of loyalty and on
customer loyalty itself, it seeks to analyze the impact that the COVID-19 pandemic has
on the perceived benefits of programs loyalty and customer loyalty. At a practical level, we highlight the verification that stressful events have a direct and
positive influence on the perception, by customers, of the perceived benefits of loyalty
programs. Thus, those responsible for the development and implementation of a loyalty
program must take this variable into account, since it will affect consumer behavior, as
well as their perception of the perceived benefits of loyalty programs.
In this way, this research study aims to provide an important contribution to the
understanding of the importance of loyalty programs in consumer retention and in the
identification of the factors that lead consumers to join a loyalty program, leading grocery
retai companies to can design more effective loyalty programs. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35353 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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