Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35226

Title: Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação
Authors: Silva, Nuno
Keywords: Grounded Theory
Pesquisa Qualitativa
Educação
Metodologia de Pesquisa
Issue Date: 25-Apr-2022
Publisher: Cadernos de Pesquisa
Citation: Miranda e Silva, N. (2022). Grounded Theory para iniciantes: contributo para a investigação em educação. Cadernos De Pesquisa, 52, e08563. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8563
Abstract: A Grounded Theory é das modalidades mais usadas em pesquisa de abordagem qualitativa. Contudo, em Portugal, ela é pouco mobilizada nas Ciências da Educação, apesar do seu potencial para o estudo de ambientes complexos, como é a educação. Essa dissonância sugere que a modalidade não tem divulgação adequada ou é entendida como de uso difícil. Meu objetivo é oferecer uma visão panorâmica da temática que se constitua como um modelo de iniciação à prática. Descrevo quando é que ela se torna pertinente, os passos e caraterísticas do processo e o produto científico expectável. Concluo que o recurso à modalidade pode contribuir para desenvolvimentos científicos, porque assenta em procedimentos flexíveis e heurísticos e acolhe o caráter incerto da educação e a serendipidade que daí emerge.
URI: https://doi.org/10.1590/198053148563
http://hdl.handle.net/10174/35226
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Sem Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Grounded Theory para iniciantes.pdf631.7 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois