Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35218

Title: O que a Pandemia nos Pode Ensinar acerca da Avaliação Externa das Aprendizagens?
Authors: Silva, Nuno
Dinis, Sónia
Keywords: Avaliação externa
Pandemia
Política Educativa
Justiça social
Avaliação do Estudante
Issue Date: 28-Oct-2020
Publisher: Revista Internacional De Educación Para La Justicia Social
Citation: Miranda, N., & Pereira, S. (2020). O que a Pandemia nos Pode Ensinar acerca da Avaliação Externa das Aprendizagens?. Revista Internacional De Educación Para La Justicia Social, 9(3), 259–280. https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.014
Abstract: Os tempos de pandemia obrigaram o sistema educativo português a mudar e assumir prioridades. Em particular, debateu-se o lugar das avaliações externas das aprendizagens (AEA). Esta investigação pretende conhecer quais são as narrativas de contexto (a educação em tempos de pandemia) dos agentes (representantes do estado, famílias, diretores, professores, alunos e academia), que posições tomam acerca da AEA e com que justificação. Dada a natureza das perguntas, inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem mista e na modalidade de estudo de caso, com recurso à análise documental de registos públicos.Os resultados são discutidos pelo contraste com outros dados científicos e com as decisões políticas adotadas devido ao surto de Covid19. Sugerem que a AEA para acesso ao ensino superior ganha o estatuto de finalidade da aprendizagem e que isso contribui para dissonâncias importantes: os agentes assumem narrativas de promoção da equidade social e adotam medidas com potencial para a inquinar. Consideramos, aconcluir, que outras decisões poderiam ter sido tomadas (apresentamos exemplos) e que o processo de mudança teria beneficiado de um período de reflexão orientado para a coerência entre necessidades, recursos e conhecimento.
URI: https://doi.org/10.15366/riejs2020.9.3.014
http://hdl.handle.net/10174/35218
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
35702.pdf482.68 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois