|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35046
|
Title: | A ideia de local e global na história musical açoriana: O caso da cidade da Horta na segunda metade do século XIX |
Authors: | Henriques, Luís |
Keywords: | música musicologia orquestras música sacra horta faial açores século XIX |
Issue Date: | 28-Sep-2017 |
Citation: | Henriques, Luís, "A ideia de local e global na história musical açoriana: O caso da cidade da Horta na segunda metade do século XIX", I Congresso Internacional de História Local – Conceito, Prática e Desafios na Contemporaneidade, Centro Cultural de Cascais, 28-30 Setembro, 2017. |
Abstract: | A dispersão e isolamento das ilhas dos Açores proporcionaram ao longo dos séculos o estabelecimento de culturas próprias dentro de uma identidade regional. No que à história da música no arquipélago diz respeito, apesar desta identidade regional, cada ilha manteve uma dinâmica musical muito própria, geralmente assente nos interesses e vivências particulares dos respectivos habitantes. Este estudo incide sobre três aspectos da história musical da cidade da Horta na segunda metade do século XIX: a música sacra, as orchestras e as bandas filarmónicas. Em cada um destes tipos de agrupamentos musicais encontra-se uma narrativa que é, na sua essência, local, mas que também absorve elementos de contextos mais globais, que podem ser estratificados em camadas regionais, nacionais ou, até mesmo, internacionais. Dos agrupamentos criados ao longo do século XIX, as bandas filarmónicas têm sido os mais estudados (sobretudo pela sua natureza comunitária), muito devido à sua proximidade das comunidades e ao facto de muitas ainda estarem actualmente em actividade. No respeitante aos agrupamentos de música sacra – nomeadamente as capelas e a prática organística – assim como as orchestras, estes foram-se extinguindo gradualmente ou, no caso das orchestras, substituídos por agrupamentos de outras características. Desta forma, o presente estudo tem ainda como objectivo a reintegração de práticas musicais hoje desaparecidas no seu contexto local focando o impacto que as várias camadas anteriormente referidas tiveram na sua actividade, não só em termos do contacto entre músicos, mas também em termos da circulação de repertórios técnicas e instrumentário. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35046 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CESEM - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|