|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34767
|
Title: | Prática de Ensino Supervisionada na Universidade de Évora – Formação inicial de educadores e professores e investigação |
Authors: | Leal da Costa, Conceição Ramos, José Luís Folque, Maria Assunção Marques, Mário |
Keywords: | Prática de Ensino Supervisionada Formação de professores Currículo Investigação Conhecimento praxiológico |
Issue Date: | 13-Oct-2020 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A PES de cada estudante e o seu processo de aprendizagem são mobilizadores da co-construção de conhecimento praxiológico, baseado em observação participante, reflexão, investigação, estudo e desenvolvimento de projetos. No seu conjunto, sujeitos, contextos e atividades, concorrem para fundamentadas e sustentáveis inovações pedagógicas. Anotamos, pois, que este estágio no fim do curso não denota um percurso sequencial de teoria para a prática. Os momentos de PES não são para aplicação de conhecimentos, mas sim de construção de conhecimento prático (de aprender a fazer), praxiológico ou pedagógico (de desenvolver uma conceção sobre a prática), sendo igualmente fonte de desenvolvimento profissional, para quem realiza o estágio e para quem acompanha em diferentes nuances. Assim, a PES e o modo como consideramos dever articular-se com o desenvolvimento curricular ao longo do curso, o trabalho docente nas escolas, com outras comunidades, e a investigação, configuram as respetivas especificidades e os planos de estudos da UE, tanto na licenciatura como no mestrado que, na sua esteira, habilita para a docência. |
URI: | https://www.uevora.pt/inovar/dic2e/treze/Publicacao-TREZE-Numero-10 http://hdl.handle.net/10174/34767 |
Type: | other |
Appears in Collections: | PED - Publicações de Carácter Pedagógico CIEP - Publicações de Carácter Pedagógico
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|