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http://hdl.handle.net/10174/34690
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Title: | Educar para a igualdade de género na infância: nas diferenças nos respeitamos. |
Authors: | Nunes, Catarina Pomar, Clarinda |
Editors: | Pomar, Clarinda Arcadinho, Ana Folque, Assunção Balça, Ângela |
Keywords: | Prática de ensino supervisionada !º ciclo do ensino básico estereótipos de género igualdade de género cidadania |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia-Universidade de Évora |
Citation: | Nunes, C. & Pomar, C. (2022). Educar para a Igualdade de Género na Infância: Nas diferenças nos respeitamos. In C.Pomar, A. Arcadinho, A.Folque, A.Balça (Coord.) . A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros (pp.451-459). Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. |
Abstract: | Este estudo, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré́-escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB), focou-se na
temática da Educação para a Igualdade de Género procurando, por um lado, compreender de que forma as conceções estereotipadas de género influenciam os comportamentos e as relações entre as crianças e, por outro lado, explorar praticas pedagógicas que permitam desconstruir os estereótipos de género e promover atitudes favoráveis à igualdade de género. A pertinência deste estudo justifica-se pelo facto de a igualdade de género ser um conteúdo transversal à ação educativa e um pilar da educação para a cidadania, fundamental em todos o sistema educativo. Promover a igualdade de género em contexto educativo requer um processo intencional de tomada de consciência dos estereótipos de género e a consequente discussão num ambiente livre e plural, respeitador das diferenças, que promova nas crianças o sentido crítico, aprendendo a não emitir juízos sem fundamento e a fazer escolhas libertas de conceções estereotipadas. A investigação foi realizada com recurso à metodologia de investigação-ação utilizando como instrumentos de produção/recolha de dados as planificações, as notas de campo e reflexões sustentadas na observação participante, os registos audiovisuais e os produtos dos trabalhos realizados pelas crianças. Na PES no 1.o CEB foram realizadas várias atividades na sala de aula, devidamente integradas no desenvolvimento de várias áreas curriculares, adotando-se o seguinte percurso metodológico: colocar a descoberto as conceções estereotipadas de género; discutir as suas consequências, tanto a nível individual, como social; promover, de forma consciente e justificada, atitudes favorecedoras da igualdade de género. Os dados recolhidos revelaram, de um modo geral, que as crianças manifestavam conceções estereotipadas, diferenciando atividades de tempo livre, jogos, profissões, roupas, tarefas domésticas segundo os padrões socialmente atribuídos ao género masculino e ao género feminino. As atividades revelaram-se promotoras de ambientes facilitadores da igualdade de género, com efeitos nos comportamentos e interações entre as crianças e entre as crianças
e a professora. As crianças envolveram- se ativamente, e de forma cooperativa, no desenvolvimento das atividades, participaram com interesse e entusiasmo nas discussões
que foram promovidas e na produção de materiais não estereotipados. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34690 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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