|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34683
|
Title: | Promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas na educação pré-escolar |
Authors: | Cristo, Carolina Pomar, Clarinda |
Editors: | Pomar, Clarinda Arcadinho, Ana Folque, Assunção Balça, Ângela |
Keywords: | Educação de Infância Peças Soltas Criatividade Aprendizagem Investigação-ação |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Centro de Investigação em Educação e Psicologia-Universidade de Évora |
Citation: | Cristo, C. & Pomar, C. (2022). Promover o desenvolvimento da criança através do jogo de peças soltas na educação pré-escolar. In C.Pomar, A. Arcadinho, A.Folque, A.Balça (Coord.) . A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros (pp.443-450). Centro de
Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. |
Abstract: | Investigação que foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar de outubro de 2020 a janeiro de 2021. O principal objetivo desta investigação foi compreender como se pode promover o
desenvolvimento da criança através do “jogo de peças soltas” (JPS). Subsidiários deste, surgiram três objetivos específicos: Melhorar o ambiente educativo enriquecendo os
recursos materiais e espaciais com base no diagnóstico das possibilidades do contexto e nos interesses e necessidades das crianças; Pesquisar/explorar práticas pedagógicas que promovam o JPS; Analisar e compreender os efeitos do envolvimento das crianças no JPS
ao nível da promoção do desenvolvimento da criatividade, da resolução de problemas e das interações sociais. O JPS deriva da utilização de uma grande diversidade de materiais não estruturados e sem finalidade definida. Não foram concebidos para brincar, mas podem ser aproveitados e explorados pela criança de diversas formas, como por exemplo, em construções, explorações, projetos e várias atividades lúdicas que potenciam a criatividade
da criança, promovendo as suas aprendizagens e as suas interações sociais. Ao contrário dos brinquedos tradicionais, estes materiais apelam a que a criança os manuseie, analise, descubra e invente novas hipóteses de utilização, resolvendo problemas e transformando as suas próprias construções e ideias durante o jogo. O estudo centrou-se na metodologia de investigação-ação, utilizando os seguintes instrumentos de recolha e análise de dados:
planificações, notas de campo e reflexões semanais, ficha de observação dos comportamentos da criança sustentada pelos registos audiovisuais e pelas conversas com as crianças durante a observação participante. Os resultados que emergiram deste estudo
indicam que o JPS beneficia as crianças em várias áreas do seu desenvolvimento promovendo a interação entre pares (fortificando as relações de entreajuda) e gerando nas
crianças múltiplas formas de aprendizagem ativa, na medida em que são elas próprias os agentes condutores dessas aprendizagens. As competências associadas à resolução de problemas foram bastante observadas durante toda a investigação, pois as crianças
manifestaram utilizar este tipo de materiais para criar questões, procurar resolver problemas
e ainda auxiliar ou cooperar com os colegas durante a exploração e construção. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34683 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|