Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34658

Title: Segurança, Qualidade e gestão do Risco no Cuidado Gerontogeriátrico
Authors: Sousa, Luís
Baixinho, C.
Dinis, A.M.
Marques, M.C.
Issue Date: 2020
Publisher: Unidade de Investigação em Ciências da saúde: Enfermagem (UICISA: E) /Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Citation: Sousa, L., Baixinho, C., Diniz, A.M. & Marques, M.C. (2021) Segurança, Qualidade e gestão do Risco no Cuidado Gerontogeriátrico. In M.L.F. Almeida, J.P.A. Tavares &J.S.S. Ferreira (Coord.). (2021). Competências em Enfermagem Gerontogeriátrica: Uma Exigência para a Qualidade do Cuidado. Série Monográfica Educação e Investigação em Saúde. (pp. 13-42). Coimbra, Portugal: Unidade de Investigação em Ciências da saúde: Enfermagem (UICISA: E) /Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Abstract: A organização do Sistema de Saúde (SS) em Portugal assenta num sistema misto, em que as bases estruturantes emergiram na década de 1970, originando a reforma dos serviços de saúde, com a qual se concebeu um sistema de saúde nacional, organizado a nível governamental, central e local. Neste modelo, o Estado é o responsável e garante do padrão de saúde nacional, reconhecendo aos indivíduos e comunidades o usufruto do direito à saúde aos indivíduos e comunidades. Estes princípios estão ancorados no artº. 64 da Constituição (de 1976 e dos anos seguintes) e permitiu operacionalizá-lo com a criação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) universal e geral, que desde 1979 - Lei nº 56/79- criação do SNS (Nossa, 2020). Nas últimas décadas verificou-se um aumento contínuo do número de pessoas idosas, o que tornou as sociedades mais envelhecidas. A diminuição acentuada da fecundidade e o aumento da esperança média de vida, associados à emigração das décadas de 1960 e 1970, estão na égide do aumento absoluto e relativo da população com mais de 65 anos na sociedade portuguesa (Cabral & Ferreira, 2014).
URI: http://hdl.handle.net/10174/34658
Type: bookPart
Appears in Collections:CICTS - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
monografia_19_1.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois