Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34533
|
Title: | Estão os/as estudante de ensino profissional envolvidos/as na escola? |
Authors: | Melo, Madalena Candeias, Cláudia |
Editors: | Cavalcanti, P. A. |
Keywords: | Ensino profissional Envolvimento na Escola Adolescentes |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Editora Artemis |
Citation: | Candeias, C. & Melo, M. (2021). Estão os/as estudante de ensino profissional envolvidos/as na escola? In P. A. Cavalcanti (Org.), Educação: teorias, métodos e perspectivas - vol. III (pp. 89-103). Curitiba, PR: Artemis. https://doi.org/10.37572/EdArt_1512214608 [ISBN 978-65-87396-46-0] |
Abstract: | Propõe-se, com esta investigação, procurar perceber se, efetivamente, os/as estudantes de ensino profissional estão ou não envolvidos/as na escola. Esta procura deveu-se ao facto de, em Portugal, o ensino profissional ser encarado como estando direcionado para uma população estudantil cujas características vão desde a desmotivação e desinteresse (por um outro percurso académico), como resposta para o abandono escolar, até ao gosto por uma profissão e querer trabalhar após a escolaridade obrigatória. Através do modelo teórico de Lam & Jimerson (2008) procurou-se compreender se a frequência do tipo de escola (profissional e secundária) influenciava o envolvimento dos/as estudantes do ensino profissional. E, sim, parece influenciar, pois é encontrada uma diferença estatisticamente significativa entra ambos os contextos: os/as estudantes que frequentam escolas secundárias mostram-se menos envolvidos/as do que os/as que frequentam escolas profissionais. Este dado torna-se fundamental para uma mudança de paradigma em relação ao ensino profissional. |
URI: | https://www.editoraartemis.com.br/artigo/32583/ http://hdl.handle.net/10174/34533 |
ISBN: | 978-65-87396-46-0 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Capítulos de Livros CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|