Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34477

Title: Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
Authors: Veiga, Feliciano H.
Melo, Madalena
Carvalho, Carolina
Raposo, Sofia
Pereira, Anabela
Marinha, Fernanda
Faria, Liliana
Oliveira, Iris
Piedade, João
Garcia, Óscar
Goulão, Fátima
Silva, Nara
Editors: Veiga, Feliciano H.
Carvalho, Carolina
Raposo, Sofia
Pereira, Analela
Marinha, Fernanda
Faria, Liliana
Oliveira, Íris
Melo, Madalena
Piedade, João
Garcia, Óscar
Goulão, Fátima
Silva, Nara
Issue Date: 2020
Publisher: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citation: Veiga, F. H., Carvalho, C., Raposo, S., Pereira, A., Marinha, F., Faria, L., Oliveira, I., Melo, M., Piedade, J., García, O., Goulão, F., & Silva, N. (Orgs.) (2020). Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Abstract: Este Livro de Atas reúne um conjunto de investigações apresentadas no “III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IIICIEAE2019), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019, organizado na sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Dando continuidade à sua primeira edição realizada em Lisboa em 2013, o III Congresso constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de diversas partes do mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Este Livro de Atas enquadra-se no âmbito da linha Educação XXI do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atende a vários objetivos. O envolvimento, a inclusão e a diversidade constituíram o foco, com abertura aos aspetos comportamentais em contexto escolar, enraizados numa sociedade mais ampla. Refletindo o que se passou no III Congresso EAE, este Livro de Atas procurou recolher estudos acerca do envolvimento dos alunos numa escola para todos, valorizando o estudo da sua conceptualização e avaliação, a pesquisa de fatores pessoais e contextuais (professores, espaços escolares, pais, família, sociedade), bem como do ensino de conteúdos específicos (matemática, línguas, artes, ciências e tecnologias, educação física) e da sua relação com o desempenho académico na escola e ao longo da vida. As investigações contidas neste E-book, inseridas no Programa Educação XXI, contribuem para avanços no conhecimento, destacando-se o seguinte: análise e promoção de práticas de inclusão, envolvimento e equidade em contextos educativos, fazendo face à crescente diversidade. Os artigos selecionados incluem produtos de investigações, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). Procede-se à apresentação de perspetivas de conceptualização e de avaliação do envolvimento dos alunos na escola (EAE), de estudos sobre os seus antecedentes e de investigações acerca dos consequentes do envolvimento no desempenho académico. As opiniões e os conteúdos apresentados neste Livro de Atas são da responsabilidade dos seus autores, cujos textos deixam um importante legado que passa, assim, a estar disponível e a ampliar o conhecimento em Psicologia e Educação. Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos e às escolas de hoje, para gerar razão crítica e uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e criadora. Para além dos estudos incluídos nestas Atas, encontra-se disponível um conjunto de estudos de aprofundamento, também apresentados no IIICIEAE, no E-book Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade.
URI: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-iii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola
http://hdl.handle.net/10174/34477
ISBN: 978-989-8753-61-8
Type: book
Appears in Collections:PSI - Publicações - Livros
CIDEHUS - Publicações - Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Veiga et al. (Orgs.) (2020) Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação - Inclusão e Diversidade.pdf28.49 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois