|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34477
|
Title: | Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade |
Authors: | Veiga, Feliciano H. Melo, Madalena Carvalho, Carolina Raposo, Sofia Pereira, Anabela Marinha, Fernanda Faria, Liliana Oliveira, Iris Piedade, João Garcia, Óscar Goulão, Fátima Silva, Nara |
Editors: | Veiga, Feliciano H. Carvalho, Carolina Raposo, Sofia Pereira, Analela Marinha, Fernanda Faria, Liliana Oliveira, Íris Melo, Madalena Piedade, João Garcia, Óscar Goulão, Fátima Silva, Nara |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Citation: | Veiga, F. H., Carvalho, C., Raposo, S., Pereira, A., Marinha, F., Faria, L., Oliveira, I., Melo, M., Piedade, J., García, O., Goulão, F., & Silva, N. (Orgs.) (2020). Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
Abstract: | Este Livro de Atas reúne um conjunto de investigações apresentadas no “III Congresso
Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IIICIEAE2019), que ocorreu no Instituto de
Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019, organizado na
sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e
Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Dando continuidade à sua primeira edição realizada em Lisboa em 2013, o III Congresso constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de diversas partes do mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais.
Este Livro de Atas enquadra-se no âmbito da linha Educação XXI do Instituto de Educação da
Universidade de Lisboa e atende a vários objetivos. O envolvimento, a inclusão e a diversidade
constituíram o foco, com abertura aos aspetos comportamentais em contexto escolar, enraizados numa sociedade mais ampla. Refletindo o que se passou no III Congresso EAE, este Livro de Atas procurou recolher estudos acerca do envolvimento dos alunos numa escola para todos, valorizando o estudo da sua conceptualização e avaliação, a pesquisa de fatores pessoais e contextuais (professores, espaços escolares, pais, família, sociedade), bem como do ensino de conteúdos específicos (matemática, línguas, artes, ciências e tecnologias, educação física) e da sua relação com o desempenho académico na escola e ao longo da vida. As investigações contidas neste E-book, inseridas no Programa Educação XXI, contribuem para avanços no conhecimento, destacando-se o seguinte: análise e promoção de práticas de inclusão, envolvimento e equidade em contextos educativos, fazendo face à crescente diversidade.
Os artigos selecionados incluem produtos de investigações, atendendo a uma pluralidade de
abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram
refletir sobre questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE).
Procede-se à apresentação de perspetivas de conceptualização e de avaliação do envolvimento
dos alunos na escola (EAE), de estudos sobre os seus antecedentes e de investigações acerca dos
consequentes do envolvimento no desempenho académico.
As opiniões e os conteúdos apresentados neste Livro de Atas são da responsabilidade dos seus
autores, cujos textos deixam um importante legado que passa, assim, a estar disponível e a ampliar o
conhecimento em Psicologia e Educação. Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos e às escolas de hoje, para gerar razão crítica e uma cultura de projetos de
transformação, baseados na capacidade imaginativa e criadora.
Para além dos estudos incluídos nestas Atas, encontra-se disponível um conjunto de estudos de
aprofundamento, também apresentados no IIICIEAE, no E-book Envolvimento dos Alunos na Escola:
Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade. |
URI: | http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-iii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola http://hdl.handle.net/10174/34477 |
ISBN: | 978-989-8753-61-8 |
Type: | book |
Appears in Collections: | PSI - Publicações - Livros CIDEHUS - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|