|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34365
|
Title: | Design Thinking e metodologias criativas no Ensino superior. Itinerário pedagógico e investigativo com partida na Sociologia da Infância |
Authors: | Costa, Rosalina Roque, B. Carreira, V. |
Editors: | Chaleta, E. Beltrán, J. Ferreira, A. |
Keywords: | Design thinking Métodos criativos Crianças Escuro Sociologia |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universidad de Valencia |
Citation: | COSTA, Rosalina Pisco, Roque, B., & Carreira, V. (2021). Design Thinking e metodologias criativas no Ensino superior. Itinerário pedagógico e investigativo com partida na Sociologia da Infância. In E. Chaleta, J. Beltrán, & A. Ferreira (Coords.). Formas de enseñar y aprender en Educación Superior/Faces do ensinar e do aprender no Ensino Superior (pp. 303-324). Valencia: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universidad de Valencia. https://roderic.uv.es/handle/10550/80458 (ISBN: 978-84-09-27401-7) |
Abstract: | Este texto apresenta uma experiência pedagógica apoiada em Design Thinking e metodologias
criativas, desenvolvida no ano letivo 2019/20, no contexto da unidade curricular “Sociologia
da Infância”, disciplina optativa do curso de Sociologia na Universidade de Évora, Portugal.
A disciplina foi estruturada em aulas teóricas e práticas, acompanhamento tutorial e soluções
a distância. Os estudantes foram desafiados a desenvolver um exercício que permitisse
expandir e aprofundar os conhecimentos de natureza teórico-conceptual discutidos nas aulas
teóricas. As metodologias ativas foram específica e propositadamente desenhadas para
desenvolver a capacidade de pensar criticamente os problemas apresentados, estimulando o
debate e a imaginação sociológica. Inspirada pelo modelo Evolution & Design Thinking 6² da
Mindshake (Tschimmel, 2018), foram organizadas aulas práticas e exploradas de forma
particular as metodologias “mural de inspiração” (inspiration board), “declaração de
intenções” (intent statement) e “agregação livre de ideias” (insight clustering). Este texto
apresenta e detalha a implementação desse projeto pedagógico particular, atribuindo protagonismo e tornando mais visível a experiência dos principais atores envolvidos:
professora e estudantes. No final, espera-se contribuir para discutir o lugar do Design
Thinking e das metodologias criativas para motivar e envolver de maneira mais eficaz
estudantes e professores na relação pedagógica e atividade de investigação em contexto
universitário e, em última instância, pensar também os seus limites e desafios. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34365 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros SOC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|