Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34297

Title: RESTAURO ECOLÓGICO E CONSERVAÇÃO DE BOSQUES ALUVIAIS (ALNUS GLUTINOSA) DO RIO SEVER TRANSFRONTEIRIÇO (PORTUGAL E ESPANHA)
Authors: Ribeiro, Sílvia
Robredo Sánchez, José
Julián, Federico
Fernandes, João Paulo
Sánchez, Juan Jesús
Ramos, José M.ª
Borowiecka, Sonia
García, José Luís
Editors: Ribeiro, Sílvia
Figueiredo, Albano
Keywords: amiais
ecossistemas ripícolas
espaço fluvial potencial
geosigmetum
habitat prioritário 91E0
vegetação natural potencial
Issue Date: 6-Sep-2022
Publisher: PHYTOS – Associação Portuguesa de Ciência da vegetação, IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Citation: Ribeiro S., Robredo Sánchez J., Julián F., Fernandes J.P., Sánchez J.J., Baéna J., Ramos J.M., Borowiecka S. & José Luis García J. 2022. Restauro ecológico e conservação de bosques aluviais (Alnus glutinosa) do rio Sever transfronteiriço (Portugal e Espanha). In: Ribeiro S.& Figueiredo A. (eds). 2022. A Ciência da Vegetação aplicada à gestão, conservação e restauro ecológico de habitats. Livro de Resumos do XII Encontro Internacional de Fitossociologia, pág. 62-63. PHYTOS – Associação Portuguesa de Ciência da vegetação, IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco. 6 a 8 de setembro de 2022, C. Branco, Portugal. ISBN 978-989-333734
Abstract: No âmbito do projeto LIFE ALNUS TAEJO “Conservation and restoration of mediterranean alder forests priority habitat in Western International Tajo river basin” pretende-se conservar, valorizar e recuperar cursos de água dominados por bosques ripícolas de amieiros (amiais), os quais configuram o habitat 91E0*, incluído na Diretiva Habitats da EU e prioritário para conservação. Estes bosques albergam uma elevada biodiversidade e influenciam a qualidade da água e os seus ecossistemas. O projeto contempla o restauro destes bosques aluviais ao longo de 216 km de rios da bacia internacional do Tejo, e irá promover ações de regeneração natural para promover a sua conectividade ecológica. Apresentam-se os resultados prévios de uma caracterização ecológica detalhada da zona transfronteiriça do rio Sever. Desenvolve-se uma metodologia de suporte à definição do espaço fluvial potencial com base na definição de geosséries ripícolas replicável nos restantes cursos de água contemplados no projeto. Após a realização da cartografia de vegetação atual e definição sistemática de pontos de amostragem foi realizada uma caracterização ecológica que contemplou o índice de habitat fluvial, a conectividade do bosque ripícola, pressões, inventários fitossociológicos e o delineamento de medidas de conservação. É produzida uma carta de vegetação natural potencial e de geosséries ripícolas dominantes e definidas as espécies-chave para aplicação no restauro dos amiais, bem como identificadas espécies de elevado valor conservacionista e com estatuto de proteção. Como principais pressões identificam-se a presença de espécies exóticas invasoras, doenças e pastoreio inadequado, as quais foram integradas na cartografia efetuada, tendo-se obtido como resultado final a espacialização das medidas de conservação previamente definidas. Esta integração de todas as variáveis num sistema de informação geográfica dará suporte científico às decisões a tomar ao longo do restauro ecológico em articulação com as modelações hidrológicas e de alterações climáticas previstas no âmbito do projeto.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34297
Type: article
Appears in Collections:PAO - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
C8_restauro_XII_EIF_62_63.pdf299.22 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois