|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34183
|
Title: | Atenção às mulheres em situação de violência: construção de modelo de educação permanente saúde |
Other Titles: | Care for women under situation of violence: construction of a model of permanent health education Atención a mujeres en situación de violencia: la construcción de un modelo de educación permanente para la salud |
Authors: | Rocha de Sousa, Marli Peres, Aida Wall, Marilene Haddad, Maria Sade, Priscilla Lowen, Ingrid Zangão, Otília |
Editors: | Oliveira Crossetti, Maria da Graça |
Keywords: | Sistema de aprendizagem em saúde Educação baseada em competências Educação continuada Educação interprofissional Violência contra a mulher |
Issue Date: | Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Citation: | Souza, MAR de., Peres, AM, Wall, ML, Haddad, M. do CFL, Sade, PMC, Lowen, IMV, & Zangão, MOB. (2022). Atenção à mulher em situação de violência: construção de um modelo de educação permanente em saúde. Revista Gaúcha De Enfermagem , 43 (Rev. Gaúcha Enferm., 2022 43). https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210203.en |
Abstract: | Objetivo: Propor um Modelo de Educação Permanente em Saúde com estratégias vinculadas ao referencial das Cinco Disciplinas para
o desenvolvimento de competências dos profissionais que atuam na atenção direta às mulheres em situação de violência.
Método: Pesquisa qualitativa realizada pela técnica de grupo focal, com 16 profissionais que integram uma rede intersetorial em
Curitiba-PR, de agosto a outubro de 2019. Dados analisados por análise de conteúdo na modalidade temática, à luz do referencial teórico
das Cinco Disciplinas: domínio pessoal; modelo mental; visão compartilhada; aprendizagem em equipe; e, pensamento sistêmico.
Resultados: As Cinco Disciplinas foram evidenciadas nas categorias, bem como estratégias a serem utilizadas para desenvolvimento
de competências. Utilizou-se uma representação diagramática a ser percorrida durante processo de aprendizagem.
Conclusão: As estratégias sugeridas pelos profissionais que atuam na atenção às mulheres em situação de violência apoiaram a
proposição de um Modelo de Educação Permanente em Saúde baseado no referencial teórico adotado. |
URI: | https://www.scielo.br/j/rgenf/a/DCYqfSLc3HjyXptCXCwFcBN/?lang=pt# 1983-1447 http://hdl.handle.net/10174/34183 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CHRC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|