Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34183

Title: Atenção às mulheres em situação de violência: construção de modelo de educação permanente saúde
Other Titles: Care for women under situation of violence: construction of a model of permanent health education
Atención a mujeres en situación de violencia: la construcción de un modelo de educación permanente para la salud
Authors: Rocha de Sousa, Marli
Peres, Aida
Wall, Marilene
Haddad, Maria
Sade, Priscilla
Lowen, Ingrid
Zangão, Otília
Editors: Oliveira Crossetti, Maria da Graça
Keywords: Sistema de aprendizagem em saúde
Educação baseada em competências
Educação continuada
Educação interprofissional
Violência contra a mulher
Issue Date: Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citation: Souza, MAR de., Peres, AM, Wall, ML, Haddad, M. do CFL, Sade, PMC, Lowen, IMV, & Zangão, MOB. (2022). Atenção à mulher em situação de violência: construção de um modelo de educação permanente em saúde. Revista Gaúcha De Enfermagem , 43 (Rev. Gaúcha Enferm., 2022 43). https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210203.en
Abstract: Objetivo: Propor um Modelo de Educação Permanente em Saúde com estratégias vinculadas ao referencial das Cinco Disciplinas para o desenvolvimento de competências dos profissionais que atuam na atenção direta às mulheres em situação de violência. Método: Pesquisa qualitativa realizada pela técnica de grupo focal, com 16 profissionais que integram uma rede intersetorial em Curitiba-PR, de agosto a outubro de 2019. Dados analisados por análise de conteúdo na modalidade temática, à luz do referencial teórico das Cinco Disciplinas: domínio pessoal; modelo mental; visão compartilhada; aprendizagem em equipe; e, pensamento sistêmico. Resultados: As Cinco Disciplinas foram evidenciadas nas categorias, bem como estratégias a serem utilizadas para desenvolvimento de competências. Utilizou-se uma representação diagramática a ser percorrida durante processo de aprendizagem. Conclusão: As estratégias sugeridas pelos profissionais que atuam na atenção às mulheres em situação de violência apoiaram a proposição de um Modelo de Educação Permanente em Saúde baseado no referencial teórico adotado.
URI: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/DCYqfSLc3HjyXptCXCwFcBN/?lang=pt#
1983-1447
http://hdl.handle.net/10174/34183
Type: article
Appears in Collections:CHRC - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

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