Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34113
|
Title: | O impacto organizacional e social da inteligência artificial |
Authors: | Belfo, Fernando Paulo Resende da Silva, Paulo Afonso, Carlos Miguel |
Editors: | Ramos, Isabel Sousa, Rui Dinis Quaresma, Rui |
Keywords: | Inteligência artificial Startup Robô Impacto organizacional Impacto social |
Issue Date: | Feb-2022 |
Publisher: | Edições Sílabo |
Abstract: | A Inteligência Artificial (IA) já permite e permitirá novas e significativas mudanças na forma como vivemos, trabalhamos e interagimos. Neste capítulo, apresenta-se uma breve revisão da evolução da IA e são apresentadas áreas como a economia, finanças, educação, saúde e cognição ou sociedade aproveitam atualmente potencialidades da IA e como podem vir a revolucionar ainda mais o nosso futuro.
Os impactos organizacionais e sociais da IA são enormes. Nas últimas décadas, os sistemas
informáticos permitiram trocar tarefas humanas repetitivas por máquinas, substituindo empregos de «colarinho azul». Atualmente, começam-se a substituir «colarinhos brancos», ameaçando não apenas profissões da produção, administrativas e retalho, mas também direito, finanças,
educação ou medicina.
Em Portugal, a aposta na IA é grande e são inúmeros os atuais exemplos em diversas áreas de aplicação que ilustram esta dinâmica de inovação. Apresentam-se as dez maiores startups portuguesas de IA, em fevereiro de 2019, com base no seu financiamento. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34113 |
ISBN: | 978-989-561-212-3 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|