Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34113

Title: O impacto organizacional e social da inteligência artificial
Authors: Belfo, Fernando Paulo
Resende da Silva, Paulo
Afonso, Carlos Miguel
Editors: Ramos, Isabel
Sousa, Rui Dinis
Quaresma, Rui
Keywords: Inteligência artificial
Startup
Robô
Impacto organizacional
Impacto social
Issue Date: Feb-2022
Publisher: Edições Sílabo
Abstract: A Inteligência Artificial (IA) já permite e permitirá novas e significativas mudanças na forma como vivemos, trabalhamos e interagimos. Neste capítulo, apresenta-se uma breve revisão da evolução da IA e são apresentadas áreas como a economia, finanças, educação, saúde e cognição ou sociedade aproveitam atualmente potencialidades da IA e como podem vir a revolucionar ainda mais o nosso futuro. Os impactos organizacionais e sociais da IA são enormes. Nas últimas décadas, os sistemas informáticos permitiram trocar tarefas humanas repetitivas por máquinas, substituindo empregos de «colarinho azul». Atualmente, começam-se a substituir «colarinhos brancos», ameaçando não apenas profissões da produção, administrativas e retalho, mas também direito, finanças, educação ou medicina. Em Portugal, a aposta na IA é grande e são inúmeros os atuais exemplos em diversas áreas de aplicação que ilustram esta dinâmica de inovação. Apresentam-se as dez maiores startups portuguesas de IA, em fevereiro de 2019, com base no seu financiamento.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34113
ISBN: 978-989-561-212-3
Type: bookPart
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Sistemas de Informação_Diagnósticos e Prospetivas_CAP7_resumo.pdf84.94 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois