Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34105

Title: A relação entre a componente motora da escrita e o comportamento, em contexto pré-escolar: um estudo transversal
Authors: Silva, Ana Rita
Duarte, Miguel
Matias, Ana Rita
Editors: Matias, Ana
Almeida, Gabriela
Veiga, Guida
Marmeleira, José
Keywords: prontidão para a escrita
WRITIC
intensidade
pré escolar
comportamento
Issue Date: Oct-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A escrita, atividade gráfica complexa, compreende a interação de três grandes domínios (afetivo, cognitivo e motor) e tem diferentes fases de desenvolvimento, desde o rabisco à escrita intencional. A sua aprendizagem inicia-se pelas habilidades de pré-escrita. Sabe-se que a fase de pré-escrita decorre aproximadamente no mesmo período que o desenvolvimento emocional das crianças em pré-escolar. A criança que sofre emocionalmente não está predisposta para aprender, tendo impacto no sucesso escolar, especificamente, na escrita. Em Portugal, estudos que relacionam a prontidão para a escrita, especificamente, a força, pressão e postura corporal com o comportamento são escassos. Este estudo propõe-se a relacionar e caracterizar a intensidade da escrita de 50 crianças, no último ano do pré-escolar, cujos pais possam manifestar preocupações relativamente ao comportamento. Aplicou-se o Writing Readiness Inventory Tool In Context, para investigar a intensidade da escrita, e o Child Behaviour Checklist para traçar o perfil comportamental. Os resultados indicam que crianças com fragilidades significativas na componente motora da escrita manifestaram comportamentos de irrequietude, problemas de atenção e somatização, e traços obsessivos e esquizoides. Concluiu-se que existe relação entre a intensidade da escrita e o comportamento, influenciando o seu desempenho.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34105
Type: bookPart
Appears in Collections:CHRC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Silva Duarte Matias_SDMC Évora_2021.pdf153.56 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois