|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34105
|
Title: | A relação entre a componente motora da escrita e o comportamento, em contexto pré-escolar: um estudo transversal |
Authors: | Silva, Ana Rita Duarte, Miguel Matias, Ana Rita |
Editors: | Matias, Ana Almeida, Gabriela Veiga, Guida Marmeleira, José |
Keywords: | prontidão para a escrita WRITIC intensidade pré escolar comportamento |
Issue Date: | Oct-2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A escrita, atividade gráfica complexa, compreende a interação de três grandes domínios (afetivo, cognitivo e motor) e tem diferentes fases de desenvolvimento, desde o rabisco à escrita intencional. A sua aprendizagem inicia-se pelas habilidades de pré-escrita. Sabe-se que a fase de pré-escrita decorre aproximadamente no mesmo período que o desenvolvimento emocional das crianças em pré-escolar. A criança que sofre emocionalmente não está predisposta para aprender, tendo impacto no sucesso escolar, especificamente, na escrita. Em Portugal, estudos que relacionam a prontidão para a escrita, especificamente, a força, pressão e postura corporal com o comportamento são escassos. Este estudo propõe-se a relacionar e caracterizar a intensidade da escrita de 50 crianças, no último ano do pré-escolar, cujos pais possam manifestar preocupações relativamente ao comportamento. Aplicou-se o Writing Readiness Inventory Tool In Context, para investigar a intensidade da escrita, e o Child Behaviour Checklist para traçar o perfil comportamental. Os resultados indicam que crianças com fragilidades significativas na componente motora da escrita manifestaram comportamentos de irrequietude, problemas de atenção e somatização, e traços obsessivos e esquizoides. Concluiu-se que existe relação entre a intensidade da escrita e o comportamento, influenciando o seu desempenho. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34105 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CHRC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|