|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34075
|
Title: | OUT-TO-IN: Estudo da viabilidade de um programa de intervenção psicomotora implementado no espaço exterior do jardim de infância. |
Authors: | Guerreiro, Daniela Veiga, Guida |
Editors: | Matias, Ana Rita Almeida, Gabriela Veiga, Guida Marmeleira, José |
Keywords: | corpo-mente jardim de infância espaço exterior competências sócio-emocionais |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Citation: | Guerreiro, D. & Veiga, G. (2021). OUT-TO-IN: Estudo da viabilidade de um programa de intervenção psicomotora implementado no espaço exterior do jardim de infância. In A. R. Matias, G. Almeida, G. Veiga, & J. Marmeleira. Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV (pp. 187-189). Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-216-1 |
Abstract: | Conhecer e controlar o corpo é fundamental para conhecer e adequar as emoções e as relações. O programa OUT-TO-IN propõe uma abordagem corpo-mente implementada no espaço exterior do jardim de infância, com o objetivo de melhorar as competências sócio-emocionais e motoras. Este estudo incluiu a participação de 120 crianças (5,88 ± 1,04 anos). O Grupo Controlo (n=43) não participou na intervenção e o Grupo Experimental (n=77) participou durante 10 semanas em sessões bissemanais dinamizadas por uma psicomotricista e pelas educadoras. As sessões envolveram atividades semi-dirigidas de jogo, relaxação e simbolização. Este estudo tem como objetivo examinar a viabilidade do OUT-TO-IN como programa corpo-mente de promoção das competências sócio- emocionais e motoras das crianças de idade pré-escolar. A análise do sistema de monitorização, construído para o efeito e validado por uma equipa externa, junto dos indicadores de viabilidade, mostram que o tempo de avaliação é bem tolerado e os instrumentos avaliam as variáveis em estudo. A taxa de assiduidade manteve-se elevada (75-95%). Ao longo da implementação do programa, a atividade física, a atenção das crianças às sensações corporais, o empenho em encontrar soluções e resolver problemas motores e a interação positiva com os pares foi crescente, assim como envolvimento das educadoras. O estudo evidencia que o OUT-TO-IN é um programa de promoção do desenvolvimento das crianças, viável e bem tolerado pelas mesmas e pelas educadoras. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34075 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CHRC - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|