Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34075

Title: OUT-TO-IN: Estudo da viabilidade de um programa de intervenção psicomotora implementado no espaço exterior do jardim de infância.
Authors: Guerreiro, Daniela
Veiga, Guida
Editors: Matias, Ana Rita
Almeida, Gabriela
Veiga, Guida
Marmeleira, José
Keywords: corpo-mente
jardim de infância
espaço exterior
competências sócio-emocionais
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade de Évora
Citation: Guerreiro, D. & Veiga, G. (2021). OUT-TO-IN: Estudo da viabilidade de um programa de intervenção psicomotora implementado no espaço exterior do jardim de infância. In A. R. Matias, G. Almeida, G. Veiga, & J. Marmeleira. Estudos em desenvolvimento motor da criança XIV (pp. 187-189). Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-216-1
Abstract: Conhecer e controlar o corpo é fundamental para conhecer e adequar as emoções e as relações. O programa OUT-TO-IN propõe uma abordagem corpo-mente implementada no espaço exterior do jardim de infância, com o objetivo de melhorar as competências sócio-emocionais e motoras. Este estudo incluiu a participação de 120 crianças (5,88 ± 1,04 anos). O Grupo Controlo (n=43) não participou na intervenção e o Grupo Experimental (n=77) participou durante 10 semanas em sessões bissemanais dinamizadas por uma psicomotricista e pelas educadoras. As sessões envolveram atividades semi-dirigidas de jogo, relaxação e simbolização. Este estudo tem como objetivo examinar a viabilidade do OUT-TO-IN como programa corpo-mente de promoção das competências sócio- emocionais e motoras das crianças de idade pré-escolar. A análise do sistema de monitorização, construído para o efeito e validado por uma equipa externa, junto dos indicadores de viabilidade, mostram que o tempo de avaliação é bem tolerado e os instrumentos avaliam as variáveis em estudo. A taxa de assiduidade manteve-se elevada (75-95%). Ao longo da implementação do programa, a atividade física, a atenção das crianças às sensações corporais, o empenho em encontrar soluções e resolver problemas motores e a interação positiva com os pares foi crescente, assim como envolvimento das educadoras. O estudo evidencia que o OUT-TO-IN é um programa de promoção do desenvolvimento das crianças, viável e bem tolerado pelas mesmas e pelas educadoras.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34075
Type: bookPart
Appears in Collections:CHRC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Guerreiro Veiga_Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV copy.pdf326.85 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois