Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33720

Title: A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste
Authors: Bonito, Jorge
Morgado, Margarida
Rebelo, Dorinda
Marques, Luis
Andrade, António Soares de
Medina, Jorge
Editors: Maciel, Maria Delourdes
Keywords: CTS
Geologia
Manual do alunos
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Cruzeiro do Sul
Citation: Bonito, J., Morgado, M., Rebelo, D., Marques, L., Andradre, A. S., & Medina, J. (2023). A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste. In M. D. Maciel (Coord.), Anais do VIII Seminário Iberoamericano CTS e XII Seminário Ibérico CTS. São Paulo, Brasil: Universidade Cruzeiro do Sul. [ISBN 978-65-88103-31-9]
Abstract: O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de Reestruturação do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste. Procedeu-se à aplicação dum instrumento já testado, constituído por 2 dimensões e 14 indicadores; fez-se a sua análise quanto à abordagem CTS. Os resultados apontam que todos os indicadores, à exceção de um, foram considerados nos documentos em apreciação. A análise da abordagem CTS foi ampliada com o cálculo das ocorrências por unidade temática, tendo-se verificado alguma heterogeneidade sem, contudo, deixar de ser contemplada. É lícito concluir que este estudo serve para mostrar que no documento analizado a raiz CTS é evidente.
URI: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/siacts/article/view/3710/1963
http://hdl.handle.net/10174/33720
ISBN: ISBN 978-65-88103-31-9
Type: article
Appears in Collections:PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
3710-Texto do artigo-17949-1-10-20230109.pdf719.67 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois