Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3369

Title: Qualidade em agricultura: sistemas de certificação, desafios e perspectivas
Authors: Lucas, Maria Raquel
Editors: Lucas, Maria Raquel
Saraiva, Margarida
Rosa, Álvaro
Keywords: Agricultura
Garantia de Qualidade
Sistemas de Certificação
União Europeia
Issue Date: 2011
Publisher: Sílabo
Citation: Lucas, M. R. (2011) “Qualidade em agricultura: sistemas de certificação, desafios e perspectivas” in Lucas., M.R.M. Saraiva, A. Rosa, eds. (2011), A Qualidade, numa perspectiva ,multi e interdisciplinar, TQM Qualidade, Nº 2, 2011, Edições Sílabo, (ISBN: 1647-6263) pp. 22-35.
Abstract: Qualidade, quando referida ao sector agrícola, integra toda a cadeia produtiva, desde a provisão de matérias-primas até ao consumo e pode ser vista na óptica do produtor e do consumidor. Os sistemas de garantia e certificação da qualidade existentes na União Europeia, baseados numa abordagem holística, são particularmente complexos e variados, pela diversidade de consumidores existentes. A maioria aplica-se a um mercado diferenciado e apenas um reduzido número e muito diversificado vai além das normas legais, visando a diferenciação dos produtos e a manutenção de determinados padrões de qualidade. O seu desenvolvimento é influenciado por medidas de políticas distintas e, factores económicos e sociodemográficos. Podem classificar- se em função do objecto (produtos ou processos), dos objectivos (consumidor final ou os diferentes intervenientes na cadeia de comercialização alimentar), o conteúdo (rastreabilidade na origem ou modo de produção), os promotores (públicos ou privados), o contexto (local, regional, nacional ou internacional) e, o número de etapas envolvidas na cadeia agro-alimentar.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3369
ISSN: 1647-6263
Type: bookPart
Appears in Collections:GES - Publicações - Capítulos de Livros
CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
M. Raquel Lucas-Qualidade em Agricultura- Sistemas de Certificação, Desafios e Perspectivas.Abstract.pdf122 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois