Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33441

Title: Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano
Authors: Dinis, Sonia
Borralho, António
Keywords: Desenvolvimento Profissional Do Professor
Carreira Docente
Aprendizagens Significativas
Ensino Superior Angolano
Issue Date: 23-Jul-2021
Publisher: FPCE-UPorto
Citation: Dinis, S. & Borralho, A. (2021). Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano. Atas do IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. FPCE-UPorto. https://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/eventos/Atas-SIETDH-2021-atualizado.pdf
Abstract: O ensino superior angolano tem sido visto como um caminho de libertação e desenvolvimento pessoal e social. Assim, as aprendizagens significativas que aí emergem assumem grande importância e o papel dos professores ganha relevância social. Contudo, não há dados que, consistentemente, permitam conhecer os processos tomados neste nível de ensino. Portanto, como decorre a inserção e progressão na carreira docente? E o desenvolvimento profissional dos professores? Quais os processos de ensino implementados em função das caraterísticas dos alunos? Para aumentar conhecimento sobre estas questões, recorremos às perceções dos professores do ensino superior. A investigação inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e ambição descritiva. Os dados foram recolhidos em dois grupos focais com 12 professores de instituições do ensino superior das províncias de Benguela e Kwanza-Sul – dada a circunscrição, consideramos como um estudo de caso, de caráter instrumental. O tratamento dos dados ocorreu por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes são adultos ativos ou jovens vindos do ensino secundário, a maioria com objetivos de ascensão económica e profissional; e os estilos de aprendizagem prevalecentes são não orientado e orientado para a reprodução. Diante disto, os docentes reagem criando atividades práticas que requerem aplicação da teoria em contextos simulados, o que traduz afastamento à criação de significados. Quanto à carreira, a inserção parece ser aleatória, a progressão tem caraterísticas de lateralidade e o desenvolvimento profissional ocorre por re-instrumentação e remodelação. Conclui-se que as caraterísticas de aprendizagem dos estudantes estimulam os docentes a estratégias que, apesar da intenção de criar significado, podem não resultar em aprendizagens significativas; e que as condições da carreira docente originam processos de ensino assentes na ausência de trabalho colaborativo.
URI: https://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/eventos/Atas-SIETDH-2021-atualizado.pdf
http://hdl.handle.net/10174/33441
Type: lecture
Appears in Collections:PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Atas SIETDH 2021 atualizado_Sonia-Borralho_2021.pdf462.64 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois