|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33441
|
Title: | Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano |
Authors: | Dinis, Sonia Borralho, António |
Keywords: | Desenvolvimento Profissional Do Professor Carreira Docente Aprendizagens Significativas Ensino Superior Angolano |
Issue Date: | 23-Jul-2021 |
Publisher: | FPCE-UPorto |
Citation: | Dinis, S. & Borralho, A. (2021). Ensino, Aprendizagem Significativa e Carreira Docente no Ensino Superior Angolano. Atas do IV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. FPCE-UPorto. https://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/eventos/Atas-SIETDH-2021-atualizado.pdf |
Abstract: | O ensino superior angolano tem sido visto como um caminho de libertação e
desenvolvimento pessoal e social. Assim, as aprendizagens significativas que aí emergem
assumem grande importância e o papel dos professores ganha relevância social. Contudo,
não há dados que, consistentemente, permitam conhecer os processos tomados neste nível
de ensino. Portanto, como decorre a inserção e progressão na carreira docente? E o
desenvolvimento profissional dos professores? Quais os processos de ensino
implementados em função das caraterísticas dos alunos? Para aumentar conhecimento
sobre estas questões, recorremos às perceções dos professores do ensino superior. A
investigação inscreve-se no paradigma interpretativo, com abordagem qualitativa e
ambição descritiva. Os dados foram recolhidos em dois grupos focais com 12 professores
de instituições do ensino superior das províncias de Benguela e Kwanza-Sul – dada a
circunscrição, consideramos como um estudo de caso, de caráter instrumental. O
tratamento dos dados ocorreu por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os
estudantes são adultos ativos ou jovens vindos do ensino secundário, a maioria com
objetivos de ascensão económica e profissional; e os estilos de aprendizagem
prevalecentes são não orientado e orientado para a reprodução. Diante disto, os docentes
reagem criando atividades práticas que requerem aplicação da teoria em contextos
simulados, o que traduz afastamento à criação de significados. Quanto à carreira, a
inserção parece ser aleatória, a progressão tem caraterísticas de lateralidade e o
desenvolvimento profissional ocorre por re-instrumentação e remodelação. Conclui-se
que as caraterísticas de aprendizagem dos estudantes estimulam os docentes a estratégias
que, apesar da intenção de criar significado, podem não resultar em aprendizagens
significativas; e que as condições da carreira docente originam processos de ensino
assentes na ausência de trabalho colaborativo. |
URI: | https://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/eventos/Atas-SIETDH-2021-atualizado.pdf http://hdl.handle.net/10174/33441 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | PED - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|