Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33436

Title: Avaliar para melhorar aprendizagens e resultados
Authors: Fialho, Isabel
Issue Date: 2022
Publisher: Revista Diversidades
Citation: Fialho, I. (2022). Avaliar para melhorar aprendizagens e resultados. Revista Diversidades, 59, 7-11. [ISSN: 1646-1819] https://pt.calameo.com/read/006440681dcd1e28f0ace
Abstract: A avaliação não é um fim, mas sim um meio, um poderoso processo pedagógico, que pode influenciar significativamente o que e como os alunos aprendem, bem como o que e como os professores ensinam e, nesse sentido, constitui uma ferramenta para melhorar o ensino, as aprendizagens e os resultados. Assim, trazemos para a discussão algumas questões que podem ajudar na reflexão sobre conceções e práticas instituídas e compreender o potencial da avaliação pedagógica, despertando a necessidade de centrar a ação educativa em tarefas que possam cumprir uma tripla função: ser utilizada para os alunos aprenderem, para os professores ensinarem e para ambos avaliarem as aprendizagens. (Trans)formar as conceções e as práticas de avaliação impõe-se como uma consequência inevitável que exige um forte empenho profissional, uma profunda reflexão que conduza à reconstrução e reinvenção de novas abordagens pedagógicas, capazes de promoverem uma mudança na cultura de avaliação nas escolas.
URI: https://pt.calameo.com/read/006440681dcd1e28f0ace
http://hdl.handle.net/10174/33436
ISSN: 1646-1819
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica
CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Sem Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Revista_Diversidades_59, 2021.pdf6.24 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois