|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33262
|
Title: | Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos |
Authors: | Pimenta, Jussara Santos Balça, Ângela Silva, Márcio Ferreira da |
Editors: | Pimenta, Jussara Santos Balça, Ângela Silva, Márcio Ferreira da |
Keywords: | Leitura Biblioteca escolar |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Edufro |
Abstract: | A coletânea “Biblioteca escolar, livros e leitura: diálogos e interações”
reflete o trabalho de investigação e engajamento de pesquisadores de diferentes
instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais e
internacionais. As reflexões manifestadas nesta obra respaldam a relevância
do tema para o desenvolvimento em suas múltiplas facetas, principalmente
em razão das demandas contemporâneas evidenciadas nas abordagens e
relatos contidos nesta obra. Nesse sentido, a leitura como ato individual
frente ao texto analógico ou ao virtual, sem dúvida, é precedida por outra
feita de modo coletivo que Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”,
chama de uma leitura do mundo, o real.Com isso, pretendemos iluminar, sem ter a pretensão de esgotar, a questão
das bibliotecas escolares nas suas várias vertentes, quer do ponto de vista
do seu papel dentro da escola, quer do trabalho que se desenvolve no seu seio.
Muito embora a realidade brasileira e portuguesa sejam distintas, esta obra
auxilia a problematizar as indicações do Manifesto IFLA/UNESCO, tornando
evidente que a biblioteca escolar integra o processo educativo e auxilia
o desenvolvimento da missão e do currículo escolar. A BE é um recurso pedagógico
da escola, fundamental para o desenvolvimento do espírito crítico, da
liberdade de expressão e da democracia: “O acesso às coleções e aos serviços
deve orientar-se nos preceitos da Declaração Universal de Direitos e Liberdade
do Homem, das Nações Unidas, e não deve estar sujeito a qualquer
forma de censura ideológica, política, religiosa ou a pressões comerciais." |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33262 |
ISBN: | 978-65-87539-92-8 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|