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http://hdl.handle.net/10174/3319
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Title: | Comportamento afectivo/relacional do estudante de Enfermagem no processo de cuidados. |
Authors: | Zangão, Otília Mendes, Felismina |
Keywords: | Estudantes Processo de cuidar Comportamento relacional Intimidade/Privacidade |
Issue Date: | Sep-2011 |
Publisher: | Enfermagem, Unidade de Investigação em Ciencias da Saúde - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Revista de Enfermagem - Referencia nº 4, III Série Suplemento Actas e Comunicações da XI Conferencia Ibero-americana de Educação em Enfermagem. Vol. 2 – Comunicações e Simpósios em Sessão Paralela, pág. 96. |
Abstract: | Introdução: O processo de cuidados em enfermagem ao longo dos tempos tem sofrido mudanças, ou seja
passou de cuidados centrados na doença e na tecnica, para nos dias actuais se valorizar os cuidados centrados
na área afectiva/relacional. Enquanto estudantes de enfermagem, devem assumir o compromisso que no
processo de cuidados, o cuidar não tem apenas cuidados tecnicistas, mas deve-se expressar também pela
dimensão afectiva e relacional com os utentes, não esquecendo de preservar a intimidade/privacidade durante
todo o processo de cuidar.
Objectivos: - Identificar a presença de comportamento afectivo/relacional nos estudantes de licenciatura em
enfermagem, durante o processo de cuidados;- Verificar a preservação da intimidade/privacidades dos utentes
durante o processo de cuidar pelos estudantes do CLE.
Metodologia: Estudo descritivo de abordagem quantitativa/qualitativa.A amostra foi constituída por todos os
estudantes de enfermagem da escola estudada a partir do ano em que iniciam o primeiro ensino clínico. Os
instrumentos de recolha de dados foram um questionário de caracterização dos estudantes e do contexto clínico
e uma Grelha de Observação aplicada durante o ensino clínico. A recolha de dados foi realizada entre Maio e
Junho de 2010.Análise dos dados obtidos foi feita através de técnicas estatísticas consideradas adequadas, de
forma a organizar, avaliar, interpretar e comunicar a informação.
Resultados: Durante o contacto directo com os estudantes, houve comportamentos verbais e não verbais que
foram observados, de acordo com o estádio de aprendizagem em que se encontravam.A análise revelou que os
estudantes do 1º ano demonstram algumas competências relacionais durante o processo de cuidar, compatível
com a aquisição /desenvolvimento de conhecimentos que tiverem, relativamente a respeitar a
intimidade/privacidade durante os procedimentos verificámos que a maioria deles não se preocupa com este
aspecto, preocupam-se em comunicar com os utentes, deixá-los o mais confortável possível.Nos estudantes do
2º ano, preocupam-se com a execução das técnicas, mas a parte relacional fica um pouco aquém dos
conhecimentos e experiência que já desenvolveram.Nos estudantes do 3º ano, verificámos que demonstram
competências relacionais, no entanto observámos que durante o processo de cuidar esquecem-se de manter a
privacidade/intimidade dos utentes.Nos estudantes do 4º ano, verificámos que possuem competências
relacionais e tem a noção de preservação da intimidade/privacidade durante todo o processo de cuidar.
Conclusões: Os comportamentos afectivos e relacionais vão-se desenvolvendo desde o 1º ano do CLE até ao
4º ano de forma progressiva, relativamente á preservação da intimidade/privacidade no processo de cuidar.
Verificou-se, durante a observação dos estudantes dos vários anos do CLE, que quando prestam cuidados, a
preservação da intimidade/privacidade é mantida, em procedimentos como aqueles que requerem a exposição
corporal, nos que procedimentos em que a exposição corporal não é significativa, observámos que a
preservação da privacidade/intimidade não é tida em conta. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/3319 |
ISSN: | 0874-0283 |
Type: | article |
Appears in Collections: | ENF - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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