Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33104

Title: Tu também és educadora/professora? – uma reflexão sobre narrativas co-construídas e investigação na profissão docente
Authors: Arcadinho, A.
Folque, M. A.
Leal-da-Costa, C.
Editors: Pomar, C.
Arcadinho, A.
Folque, M. A.
Balça, A.
Keywords: Educador/professor
Identidade profissional
Investigação da prática docente
Narrativas
Issue Date: 2022
Publisher: CIEP-UE
Citation: Arcadinho, A., Folque, M. A., & Leal-da-Costa, C. (2022). Tu também és educadora/professora? – uma reflexão sobre narrativas co-construídas e investigação na profissão docente. In C. Pomar, A. Arcadinho, M. A. Folque & Â. Balça (Coord.) A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros (pp. 103-112). CIEP-UE.
Abstract: Esta comunicação surge no âmbito da tese de doutoramento em curso e tem como objetivo partilhar uma reflexão sobre a identidade do professor/investigador a partir dos dados produzidos nos primeiros momentos de entrevistas narrativas. O estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem de natureza qualitativa e um design de estudo caso múltiplo (Yin, 2016). Adotando uma perspetiva de investigação participante o estudo contém uma dimensão de Co-design (Andersen et al., 2015). Objetivamos compreender e analisar os contributos e sustentabilidade da dimensão investigativa da prática docente para a construção de conhecimento profissional e científico de educadores/professores, durante o estágio da formação inicial e nos anos iniciais de exercício da profissão. Recorremos a entrevistas narrativas para conhecer e compreender as experiências de investigação da prática docente dos participantes. Na produção de dados narrativos os participantes assumem-se como co-investigadores, na possibilidade de produzirem conhecimentos através da sua própria reflexão, procurando a construção de uma identidade profissional (Dotta & Lopes, 2014; Passegi, 2021). Nesta comunicação, apresentamos uma reflexão sobre os dados produzidos nos primeiros momentos de entrevistas narrativas com as participantes do estudo – oito estudantes da formação inicial de educadores/professores e quatro educadoras/professoras que estão nos primeiros anos de exercício profissional – selecionadas mediante critérios definidos na primeira fase de produção de dados, com a participação dos diretores de curso, supervisores de estágio e orientadores de relatórios, de duas instituições de ensino superior. Os primeiros momentos de entrevistas foram realizados no mês de junho de 2021 e tinham como objetivo estabelecer uma relação entre o investigador e os participantes, procurando estimular e motivar os participantes a partilharem as suas experiências de investigação na formação inicial e na profissão. Estes momentos de entrevistas narrativas permitiram tanto ao investigador como aos participantes uma reflexão sobre a construção de uma identidade pessoal e profissional, através da partilha dialogada e documentada de percursos e experiências vividas. Identificamos diversos aspetos que consideramos pertinentes para a produção de dados narrativos e que se tornam essenciais numa investigação que se pretende participante: a empatia, a confiança, a partilha, a motivação, o interesse e a curiosidade mútua que surge no diálogo entre o investigador e o participante.
URI: http://hdl.handle.net/10174/33104
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Arcadinho, Folque & Leal-daCosta III FEPUE-102-111.pdf290.92 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois