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http://hdl.handle.net/10174/33100
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Title: | Comunidades de práticas: relações, responsabilidades e oportunidades para uma educação para a sustentabilidade |
Authors: | Simões, A. Rasteiro, A. Folque, M. A. |
Editors: | Pomar, C. Arcadinho, A. Folque, M. A. Balça, A. |
Keywords: | Comunidade de prática Desenvolvimento profissional Educação de infância Educação para a sustentabilidade |
Issue Date: | 2022 |
Citation: | Simões, A. Rasteiro, A. & Folque, M. A. (2022). Comunidades de práticas: relações, responsabilidades e oportunidades para uma educação para a sustentabilidade. In C. Pomar, A. Arcadinho, M. A. Folque & Â. Balça (Coord.) A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros (pp. 401-409). CIEP-UE. |
Abstract: | Esta comunicação surge no âmbito do “Projeto Outgoing - Crianças, natureza e cultura em relação”, que visa fortalecer as relações com o meio natural e cultural, contribuindo para um sentido de pertença à Terra com potencial (trans)formador e emancipatório das práticas educativas para a sustentabilidade, desde a infância. Nesta comunicação deste estudo, ainda numa fase inicial, iremos apresentar a sua conceção metodológica. A formação de educadores/as deve desenvolver competências de colaboração e de pensamento crítico, consideradas essenciais para a tomada de posição e decisão relativas à sustentabilidade (UNESCO, 2017). Situamos a dimensão de formação contínua de educadores/as infância na perspetiva de desenvolvimento e formação permanente na área da Educação para a Sustentabilidade, em contexto prático e colaborativo. Deste modo, assume-se a perspetiva teórica da teoria social da aprendizagem proposta por Wenger (1998), reconhecendo-se o papel da participação para a construção de conhecimento profissional, valorizando a sua dimensão reflexiva e social. A comunidade de prática concretiza estes pressupostos, através do envolvimento voluntário dos seus membros, a partilha e discussão de experiências e conhecimentos relacionados com a prática em educação para a sustentabilidade na infância. No campo metodológico, reconhecendo-se a natureza dinâmica, holística e interativa da realidade a estudar, pretende-se compreendê-la tal como percecionada pelos participantes, mas orientada para a mudança. O desenvolvimento do estudo assenta na construção de uma Comunidade de Prática (CoP) com 15 educadores/as de infância (dos concelhos de Setúbal, Lisboa e Évora) e os respetivos grupos de crianças, onde, numa perspetiva cíclica, se discutem problemas, conceitos, perspetivas teóricas, estratégias e se planificam as atividades Outgoing (atividades de imersão-afetação em contextos naturais e culturais) e o modo como se escuta as crianças sobre a sua experiência nestas atividades. Numa modalidade de investigação-ação-formação, iremos conhecer o ponto de vista dos educadores/as de infância envolvidos, numa perspetiva relacional e formativa da Educação para a Sustentabilidade na Infância e analisar o modo como os educadores/as constroem conhecimento e se desenvolvem profissionalmente no contexto social da CoP, numa modalidade de estudo de caso, de cariz participativo e em co-design. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33100 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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