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Title: A Potência (trans)formadora da residência pedagógica e cultural na voz de educadores/as de infância de Évora e professoras de educação infantil de Penedo
Authors: Haddad, L.
Folque, M. A.
Bezelga, I.
Amaral, Jeane
Editors: Silva, Brigite
Craveiro, Clara
Pinheiro, Ana
Medeiros, Paula
Keywords: Formação de educadores de infância
Educação de infância
Desenvolvimento profissional de educadores de infância
Cidade
Residência cultural e pedagógica
Issue Date: 2022
Publisher: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Citation: · Haddad, L., Folque, M. A., Bezelga, I. & Amaral, J. (2022). A Potência (trans)formadora da residência pedagógica e cultural na voz de educadores/as de infância de Évora e professoras de educação infantil de Penedo. In B. Silva, C. Craveiro, A. Pinheiro, & P. Medeiros (Coord.), Training perspectives and experiences in early childhood education; Perspetivas e experiências de formação em educação de infância; Perspectivas y experiencias de formación en educación infantil (pp. 78-98). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. ISBN 978-989-53380-4-7
Abstract: O presente texto apresenta uma experiência de formação continuada de professoras de educação infantil (EI) da cidade de Pene- do, em Alagoas, Brasil, em Évora, Portugal, pela via do Programa de Residência Pedagógica e Cultural (PRPC) concebido no âmbito do Projeto “A criança, a cidade e o patrimônio: diálogos entre os saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense”, uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Univer- sidade de Évora (Haddad, Folque, Amaral & Bezelga, 2019). Trata-se de um projeto de pesquisa e extensão, interdisciplinar e interinstitucional que se desenvolveu na cidade de Penedo, AL, entre 2018 e 2020 e buscou estreitar os laços entre duas cidades históricas que tiveram seu conjunto patrimonial tombado (Évora pela Unesco e Penedo pelo IPHAN) e se preocupam com a educação e a cultura das novas gerações, a relação da criança com a cidade, valorizando as tradições, costumes e saberes e fazeres locais. O PRPC constituiu a segunda etapa deste projeto maior e teve como objetivo fomentar a formação continuada dos professores do município de Penedo, tendo em vista a emancipação desses profissionais como mobilizadores de um projeto pessoal, educativo, cultural e social que potencializasse a relação criança, cidade e patrimônio, no âmbito da educação infantil. O PRPC foi registrado em forma de documentário Trânsitos, vivências e partilhas entre Penedo e Évora e também relatado em artigo na perspectiva de se identificar as ressonâncias dessa experiência além-mar de formação continuada na voz das professoras de EI penedenses participantes do intercâmbio (Haddad, Folque, Amaral, Bezelga, 2023 no prelo). Neste texto, busca-se analisar os sentidos e significados dessa experiência para a identidade profissional das participantes, através das vozes de ambos os lados: as professoras penedenses e as educadoras de infância eborenses.
URI: http://hdl.handle.net/10174/33082
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

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· Haddad, L., Folque, M. A., Bezelga, I. & Amaral, J. (2022). Training_Perspectives.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open
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