|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33082
|
Title: | A Potência (trans)formadora da residência pedagógica e cultural na voz de educadores/as de infância de Évora e professoras de educação infantil de Penedo |
Authors: | Haddad, L. Folque, M. A. Bezelga, I. Amaral, Jeane |
Editors: | Silva, Brigite Craveiro, Clara Pinheiro, Ana Medeiros, Paula |
Keywords: | Formação de educadores de infância Educação de infância Desenvolvimento profissional de educadores de infância Cidade Residência cultural e pedagógica |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Citation: | · Haddad, L., Folque, M. A., Bezelga, I. & Amaral, J. (2022). A Potência (trans)formadora da residência pedagógica e cultural na voz de educadores/as de infância de Évora e professoras de educação infantil de Penedo. In B. Silva, C. Craveiro, A. Pinheiro, & P. Medeiros (Coord.), Training perspectives and experiences in early childhood education; Perspetivas e experiências de formação em educação de infância; Perspectivas y experiencias de formación en educación infantil (pp. 78-98). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. ISBN 978-989-53380-4-7 |
Abstract: | O presente texto apresenta uma experiência de formação continuada de professoras de educação infantil (EI) da cidade de Pene-
do, em Alagoas, Brasil, em Évora, Portugal, pela via do Programa de Residência Pedagógica e Cultural (PRPC) concebido no âmbito
do Projeto “A criança, a cidade e o patrimônio: diálogos entre os
saberes e fazeres das comunidades penedense e eborense”, uma
parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Univer-
sidade de Évora (Haddad, Folque, Amaral & Bezelga, 2019). Trata-se de um projeto de pesquisa e extensão, interdisciplinar e interinstitucional que se desenvolveu na cidade de Penedo, AL, entre 2018 e 2020 e buscou estreitar os laços entre duas cidades históricas que tiveram seu conjunto patrimonial tombado (Évora pela Unesco e
Penedo pelo IPHAN) e se preocupam com a educação e a cultura das novas gerações, a relação da criança com a cidade, valorizando
as tradições, costumes e saberes e fazeres locais. O PRPC constituiu a segunda etapa deste projeto maior e teve como objetivo fomentar a formação continuada dos professores do município de Penedo, tendo em vista a emancipação desses profissionais como
mobilizadores de um projeto pessoal, educativo, cultural e social que potencializasse a relação criança, cidade e patrimônio, no âmbito da educação infantil.
O PRPC foi registrado em forma de documentário Trânsitos, vivências e partilhas entre Penedo e Évora e também relatado em artigo na perspectiva de se identificar as ressonâncias dessa experiência além-mar
de formação continuada na voz das professoras de EI penedenses participantes do intercâmbio (Haddad, Folque, Amaral, Bezelga, 2023 no prelo). Neste texto, busca-se analisar os sentidos e significados dessa experiência para a identidade profissional das participantes, através das vozes de ambos os lados: as professoras penedenses e as educadoras de infância eborenses. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/33082 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|