|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32800
|
Title: | Música na Comunidade e Intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017) |
Authors: | Moreira, Pedro Gama, Ana |
Keywords: | Música na Comunidade Metodologia de Projeto Intervenção |
Issue Date: | 30-Sep-2020 |
Publisher: | ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
Citation: | Moreira, P., & Gama, A. (2020). Música na Comunidade e Intervenção: uma abordagem às práticas dos estudantes da licenciatura em música na comunidade da ESELx/ESML em contexto de estágio (2015-2017). European Review Of Artistic Studies, vol. 10, 3, 16-32. |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas e intervenções dos/das estudantes que frequentaram a Licenciatura em Música na Comunidade, da ESELx/ESML, no âmbito dos estágios realizados nos anos letivos 2015-2017. A partir da problematização de conceitos como Música na Comunidade ou Intervenção, procuramos situar os estágios e refletir acerca da metodologia que subjaz às intervenções realizadas pelos alunos. Neste sentido, destacamos a Metodologia de Projeto como a principal metodologia utilizada, nomeadamente nas fases de planeamento, implementação e avaliação. A análise realizada permite-nos caracterizar as intervenções ao nível dos contextos de estágio, públicos-alvo, assim como quais os objetivos e estratégias dos projetos. Neste sentido, através da análise dos dados, é possível identificar a flexibilidade desta metodologia, pensada para ir ao encontro às características de cada contexto e agindo como catalisador da energia criativa dos diferentes públicos-alvo. A pesquisa permitiu-nos concluir que as intervenções no contexto em análise estão intimamente ligadas à metodologia de projeto, refletindo as diferentes fases em que esta se estrutura, e que, no contexto dos estágios em análise, constituem uma referência metodológica central no âmbito da Música na Comunidade. |
URI: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/87 http://hdl.handle.net/10174/32800 |
ISSN: | 1647-3558 |
Type: | article |
Appears in Collections: | MUS - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|