|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32432
|
Title: | Gestão de conflito em sala de aula: A importância da regulação emocional do professor. |
Authors: | Valente, Sabina Lourenço, Abílio A. Dominguez-Lara, Sergio Németh, Zsolt Almeida, Leandro S. |
Keywords: | regulação emocional gestão de conflitos professor-aluno sala de aula |
Issue Date: | Apr-2020 |
Publisher: | Dykinson |
Citation: | Valente, S., Lourenço, A. A., Dominguez-Lara, S., Németh, Z., & Almeida, L. S. (2020). Gestão de conflito em sala de aula: A importância da regulação emocional do professor. In M. P. Bermúdez, A. A. Muelas, & A. I. A. Romero (Coord.), Avances en ciencias de la educación: Investigación y práctica (pp. 41-47). Editorial Dykinson. |
Abstract: | Considerando a relevância da regulação emocional na gestão de conflitos, e reconhecendo que as emoções constituem uma dimensão primordial na relação pedagógica, o presente estudo teve por objetivo investigar o papel da regulação emocional do professor na gestão de conflito, em sala de aula. Nomeadamente saber como a escolha da estratégia para a resolução de conflitos é influenciada pela regulação emocional. Participaram neste estudo 849 professores dos ensinos básicos e secundário, de escolas Portuguesas. Foram utilizados o Questionário de Inteligência Emocional do Professor, e o Rahim Organizational Conflict Inventory II - Portuguese Version in School Context. Utilizando a técnica de modelação de equações estruturais, os resultados indicaram que os professores que tendem a apresentar maior capacidade para regular as emoções recorrem mais a estratégias de integração, compromisso e evitação, e menos a estratégias de anuência e dominação para gerir o conflito na sala de aula. Dos resultados pode concluir-se que a regulação emocional do professor possibilita a promoção de um ambiente educativo mais salutar, onde os conflitos são geridos de forma construtiva na relação com os alunos, beneficiando o bem-estar de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. |
URI: | https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8139774 http://hdl.handle.net/10174/32432 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|