|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32364
|
Title: | A autoridade docente e os modos de agir no espaço escolar na interação professor-aluno - Jos |
Authors: | Resende, José Manuel Gouveia, Luís Beirante, David |
Editors: | Resende, José Manuel Xavier, Beatriz |
Keywords: | relação professor-aluno Autoridade docente regimes de envolvimento |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Lema d'Origem |
Citation: | Resende, J. M., Gouveia, L. C. P., & Beirante, D. A. A. P. (2022). A autoridade docente e os modos de agir no espaço escolar na interação professor-aluno. In J. A. Palhares & A. J. Afonso (Eds.), +Livro de Ataas, Infância(s) e juventude(s) na sociedade e educação contemporâneas (pp. 575–584). Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd). |
Abstract: | A massificação da escolarização constitui um elemento incontornável de
enquadramento quando se analisa as sociabilidades no espaço escolar, trazendo o
alargamento da escolaridade obrigatória profundas mutações para as interações que
se desenrolam no quotidiano escolar. De um lado, a escola deixa de ser um espaço
reservado para o trabalho, passando igualmente a ser um espaço de cultivo de
sociabilidades e onde a cultura escolar coexiste com objetos oriundos da cultura
massas. Por outro lado, este quadro de complexificação do quadro social estudantil é
necessariamente acompanhado de uma complexificação do trabalho docente,
nomeadamente, nas composições que presidem às formas de agir com os alunos, onde
questões como a afetividade, enquadrada num envolvimento de proximidade, pode
ser um elemento que assume relevo nas lógicas atuantes na relação com a figura do
discente – formas de agir essas que se mostram compósitas e que não deixam de
assentar em rotinas incertas e que transportam incertezas do ponto de vista das suas
consequências e efeitos na relação com os alunos e o estatuto profissional dos
docentes. Estendendo-se esta complexidade relacional aos vários momentos e espaços
escolares, é na sala de aula enquanto território específico de interação que estas lógicas
atuantes assumem também especificidades do ponto de vista das dificuldades e
dilemas colocados ao professor, em particular, do ponto de vista da gestão da
autoridade enquanto elemento central nas apreciações críticas destes profissionais
relativamente ao seu quotidiano. É em resultados obtidos de uma tese de
doutoramento (mas igualmente antecedida e com contributos de outras incursões nas
escolas no âmbito de um programa de pesquisa mais abrangente) e que abarca
diferentes técnicas de recolha e análise de dados – nomeadamente, entrevista
semidiretiva e questionário por cenários – que a presente comunicação se fundamenta.
Tendo na relação docente-discente uma dimensão central de análise, é a partir de um
olhar praxeológico, centrado nas práticas e operações críticas dos atores, que se
pretende evidenciar estas complexas composições nas formas de agir nas interações
entre estes protagonistas. |
URI: | https://doi.org/10.21814/1822.76457 http://hdl.handle.net/10174/32364 |
ISBN: | 978-989-8890-97-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|