Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32326

Title: Guia prático para educar uma sexualidade feliz
Authors: Resende, José Manuel
Beirante, David
Gouveia, Luís
Editors: Palhares, José Augusto
Afonso, Almerindo Janela
Keywords: Educação Sexual
Políticas Públicas
Íntimo
Público
Issue Date: 2022
Publisher: Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Citation: Resende, J. M., Beirante, D. A. A. P., & Gouveia, L. C. P. (2022). Guia prático para educar uma sexualidade feliz. In J. A. Palhares & A. J. Afonso (Eds.), +Livro de Ataas, Infância(s) e juventude(s) na sociedade e educação contemporâneas (pp. 937–945). Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd).
Abstract: Em outubro de 2016 foi divulgado o mais recente Referencial de Educação para a Saúde, cujo subtema “afetos e educação para a sexualidade” nos interessa particularmente dado o âmbito da investigação sociológica empreendida a este propósito. Tendo como horizonte o cumprimento das metas e objetivos definidos pela Organização Mundial de Saúde e para a Estratégia da EU2020, este documento fornece um quadro de referencia multidimensional e pluridisciplinar no que concerne ao desenvolvimento de projetos escolares, que visem concretizar a exigência antropológica de capacitar crianças, adolescentes e jovens para o desenvolvimento de uma cidadania sexual responsável, saudável e feliz. Esta intenção, feita experiência nas práticas que preformam os quotidianos escolares, trazem novas injunções sobre as formas institucionais concretas que regem a sexualidade juvenil, ao mesmo tempo que reativa antigas controvérsias, objeto de conflitos políticos mais severos e mais abertos. Não fosse o campo da sexualidade particularmente sensível ao excesso ou défice de zelo, ao refinamento das modalidades educativas, à exatidão das proporções entre íntimo e público, à (des)conformidade com as políticas públicas delineadas para a saúde juvenil, objeto de múltiplas disputas e fonte de discórdia entre os diferentes protagonistas, quer sejam educadores, alunos ou familiares. Com efeito, a educação sexual leva a combinar elementos políticos e morais do trabalho pedagógico dos educadores com as tribulações da juventude contemporânea, o que por si só torna difícil a fixação de consensos quanto ao que deve ser educado, quando e como deve ser educado. Propomos assim questionar o que traz o supracitado referencial, enquanto guia para a educação sexual, tentando dar conta de como os atores ajuízam a conformidade do mesmo nas artes de educar para uma sexualidade feliz nas escolas.
URI: https://doi.org/10.21814/1822.76457
http://hdl.handle.net/10174/32326
ISBN: 978-989-8525-70-3
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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