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http://hdl.handle.net/10174/32326
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Title: | Guia prático para educar uma sexualidade feliz |
Authors: | Resende, José Manuel Beirante, David Gouveia, Luís |
Editors: | Palhares, José Augusto Afonso, Almerindo Janela |
Keywords: | Educação Sexual Políticas Públicas Íntimo Público |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citation: | Resende, J. M., Beirante, D. A. A. P., & Gouveia, L. C. P. (2022). Guia prático para educar uma sexualidade feliz. In J. A. Palhares & A. J. Afonso (Eds.), +Livro de Ataas, Infância(s) e juventude(s) na sociedade e educação contemporâneas (pp. 937–945). Departamento de Ciências Sociais da Educação (DCSE), Centro de Investigação em Educação (CIEd). |
Abstract: | Em outubro de 2016 foi divulgado o mais recente Referencial de Educação para a
Saúde, cujo subtema “afetos e educação para a sexualidade” nos interessa
particularmente dado o âmbito da investigação sociológica empreendida a este
propósito. Tendo como horizonte o cumprimento das metas e objetivos definidos pela
Organização Mundial de Saúde e para a Estratégia da EU2020, este documento
fornece um quadro de referencia multidimensional e pluridisciplinar no que concerne
ao desenvolvimento de projetos escolares, que visem concretizar a exigência
antropológica de capacitar crianças, adolescentes e jovens para o desenvolvimento de
uma cidadania sexual responsável, saudável e feliz. Esta intenção, feita experiência
nas práticas que preformam os quotidianos escolares, trazem novas injunções sobre
as formas institucionais concretas que regem a sexualidade juvenil, ao mesmo tempo
que reativa antigas controvérsias, objeto de conflitos políticos mais severos e mais
abertos. Não fosse o campo da sexualidade particularmente sensível ao excesso ou
défice de zelo, ao refinamento das modalidades educativas, à exatidão das proporções
entre íntimo e público, à (des)conformidade com as políticas públicas delineadas para
a saúde juvenil, objeto de múltiplas disputas e fonte de discórdia entre os diferentes
protagonistas, quer sejam educadores, alunos ou familiares. Com efeito, a educação
sexual leva a combinar elementos políticos e morais do trabalho pedagógico dos
educadores com as tribulações da juventude contemporânea, o que por si só torna
difícil a fixação de consensos quanto ao que deve ser educado, quando e como deve
ser educado. Propomos assim questionar o que traz o supracitado referencial,
enquanto guia para a educação sexual, tentando dar conta de como os atores ajuízam
a conformidade do mesmo nas artes de educar para uma sexualidade feliz nas escolas. |
URI: | https://doi.org/10.21814/1822.76457 http://hdl.handle.net/10174/32326 |
ISBN: | 978-989-8525-70-3 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
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