Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32279

Title: As obras de Teodósio Augusto Ferreira no contexto do panorama musical eborense do derradeiro quartel de oitocentos
Authors: Oliveira, Filipe
Keywords: Teodósio Augusto Ferreira
Évora
Sol e Dó – Noctívagos
Música Sacra em Évora
Issue Date: Nov-2021
Publisher: Edições Húmus e Autores
Citation: As obras de Teodósio Augusto Ferreira no contexto do panorama musical eborense do derradeiro quartel de oitocentos» in Sonoridades Eborenses, Vanda de Sá, Rodrigo Teodoro de Paula, Antónia Fialho Conde, António Camões Gouveia (eds.). Sonoridades Eborenses.Évora: Edições Húmus e Autores, pp. 207-232.
Abstract: O nome de Teodósio Augusto Ferreira, compositor alentejano que viveu entre os anos de 1850 e 1886, tem sido por diversas vezes referenciado, quer em registos de personalidades associadas à cultura eborense, quer em obras musicológicas de diversos autores, entre os quais se destacam Ernesto Vieira, João Rosa e Vanda de Sá. O presente estudo tem por objectivo iniciar o enquadramento da sua produção musical, com base no trabalho de digitalização de fontes que tem vindo a ser executado pela equipa de investigadores e técnicos do Projecto PASEV – Évora Soundscapes, a partir do conjunto de obras deste compositor patentes nos espólios da Biblioteca Nacional de Portugal e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Após uma revisão dos dados relativos ao seu percurso biográfico, o estudo focar-se-á, quer no conjunto de obras de teor mundano, quer na sua produção sacra. O enquadramento metodológico irá também assentar no levantamento jornalístico feito na época em periódicos locais, com destaque para o Manuelinho d´Évora e também para as várias notas, observações e textos monográficos redigidos por Gabriel Pereira a propósito de Teodósio Ferreira.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32279
Type: bookPart
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
As obras de Teodósio Augusto Ferreira^^. .pdf272.87 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois