Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32257

Title: «Do arraial à Procissão: aplausos no Coreto e esplendor nas visitas Régias. Novos palcos e novas Bandas na Évora liberal do séc. XIX»
Authors: SÁ, Vanda de
RICARDO, João
COELHO, Ana Raquel
Editors: SÁ, Vanda de
PAULA, Rodrigo Teodoro de
CONDE, Antónia Fialho Conde
GOUVEIA, António Camões
Keywords: Évora
Bandas de amadores
Bandas militares
Festas religiosas
Paisagem sonora
Issue Date: Nov-2021
Publisher: Edições Húmus
Citation: SÁ, Vanda de; RICARDO, João; COELHO, Ana Raquel, «Do arraial à Procissão: aplausos no Coreto e esplendor nas visitas Régias. Novos palcos e novas Bandas na Évora liberal do séc. XIX» In SÁ, Vanda de; PAULA, Rodrigo Teodoro de; CONDE, Antónia Fialho; GOUVEIA, António Camões (editores). Sonoridades Eborenses. Lisboa: Ed. Húmus, p.155-184. ISBN: 978-989-755-688-3
Abstract: O século XIX trouxe consigo uma série de alterações de carácter político, social e cultural que alteraram a dinâmica ao nível das sociabilidades, da circulação da música, do perfil socio-profissional dos músicos e, por maioria de razão, dos reportórios. As circunstâncias históricas associadas à vitória do liberalismo, favoreceram dinâmicas como a proliferação da imprensa e o surgimento de coletividades com outros tipos de atividade musical como o Círculo Eborense (1837), a Sociedade Civilizadora União Eborense (1839) ou a Sociedade Harmonia Eborense (1849). A dinâmica urbana e a esfera política interligam-se na paisagem sonora da cidade por via de diversos eventos públicos. A história do liberalismo na Península Ibérica mostra que a herança cultural religiosa foi transferida para usos e poderes seculares e burgueses. É possível no contexto do liberalismo construir novas ideias e novas relações sociais públicas, reforçadas pelos consumos da música em espaços públicos abertos e fechados (por exemplo, praça, teatro ou clubes). A valorização deste referencial da sociedade liberal no século XIX no contexto da paisagem sonora histórica em Évora, passa por estudar algumas das instituições acima citadas, a par de outras como a Casa Pia (1836) e da Orquestra de Amadores Eborense (1886), articulando com as presenças de Bandas e Charangas militares que se fazem apresentar na cidade em datas e eventos marcantes. O estudo dos eventos, festas e circunstâncias das suas apresentações públicas oferece um contexto esclarecedor sobre a dinâmica cultural da cidade, na sua dupla valência religiosa e civil. Acrescem informações relevantes sobre reportórios e músicos, nomeadamente sobre a sua circulação e comunicação com Lisboa, e com as cidades circundantes numa lógica de permanente negociação entre valores locais e abertura cosmopolita.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32257
Type: bookPart
Appears in Collections:CESEM - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
RESUMO CAPÍTULO2_SONORIDADES EBORENSES.pdf284.64 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois