|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32204
|
Title: | Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita |
Authors: | Nejmeddine, Mafalda S. |
Editors: | Silva, Manuel Deniz Moody, Ivan |
Keywords: | Música portuguesa Pedro António Avondano Sonata Música para tecla Análise musical Portuguese music Keyboard music Musical analysis |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Portuguesa de Musicologia |
Citation: | Nejmeddine, M. S. (2021). Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita. Revista Portuguesa de Musicologia, 8/1, 119-142. |
Abstract: | No contexto do repertório português para tecla da segunda metade de setecentos, destacam-se as coleções Dodeci sonate, variazioni, minuetti per cembalo de Francisco Xavier Baptista e Sei sonate per cembalo de Alberto José Gomes da Silva como sendo as únicas obras para tecla impressas em Portugal ao longo de todo o século XVIII. Nessa época, uma outra obra portuguesa para tecla, composta pelo violinista Pedro António Avondano (1714?-82), foi impressa no estrangeiro. A existência de outras obras para tecla da autoria deste compositor, entre as quais se encontram várias sonatas, suscita o interesse pelo reconhecimento das suas características composicionais. Partindo de um levantamento das fontes e de uma análise realizada com base na Teoria da Sonata de James Hepokoski e Warren Darcy, este estudo descreve as características formais e estilísticas das obras para tecla de Pedro António Avondano e as particularidades da sua escrita. A análise revela a coexistência de uma grande diversidade formal e a assimilação de elementos identificativos do estilo galante e do empfindsamer Stil, a par de uma capacidade criativa no que respeita à modificação do percurso habitualmente delineado pelas formas de sonata. A comparação com as características das sonatas para tecla de outros compositores portugueses da época realça a importância de algumas particularidades identificadas na escrita para tecla de Pedro António Avondano. / In the context of the Portuguese keyboard repertoire of the second half of the eighteenth century, the collections Dodeci sonate, variazioni, minuetti per cembalo by Francisco Xavier Baptista and Sei sonate per cembalo by Alberto José Gomes da Silva stand out as the only keyboard works printed in Portugal during the course of the entire eighteenth century. At that time, another Portuguese keyboard work, composed by the violinist Pedro António Avondano (1714?-82), was printed abroad. The
existence of other keyboard works by this composer, among which are several sonatas, arouses interest through the recognition of their compositional characteristics. From a survey of the sources and an analysis based on the Sonata Theory by James Hepokoski and Warren Darcy, this study describes the formal and stylistic characteristics of Pedro António Avondano’s keyboard works and the particularities of his writing. The analysis reveals the coexistence of a great formal diversity and the assimilation of identifying elements of the galant style and the empfindsamer Stil, together with a creative capacity concerning the modification of the course usually delineated by sonata forms. Comparison with the
characteristics of the keyboard sonatas of other Portuguese composers of the period highlights the
importance of some particularities identified in Avondano’s keyboard writing. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32204 |
ISSN: | 2183-8410 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CESEM - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|