|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32199
|
Title: | CARTOGRAFIA E ICONOGRAFIA COMO INSTRUMENTOS DIACRÓNICOS DE ANALISE DO TECIDO URBANO ─ ÉVORA E SETÚBAL, PORTUGAL |
Authors: | Tereno, Maria Tomé, Manuela Monteiro, Filomena |
Editors: | Máximo Pereira, Pedro Henrique |
Keywords: | Cartografia; Iconografia; Tecido urbano; Interpretação. |
Issue Date: | 29-Apr-2022 |
Publisher: | Atena Editora |
Abstract: | RESUMO: A evolução das cidades pode ser
interpretada através de elementos gráficos,
como o recomendado por Marcus Vitruvius
Pollio (1º século a.C.) (Maciel, 2006), cujas
formas de expressão eram planos, elevações
e perspectivas, que se revelam como
instrumentos preciosos e confiáveis para a
leitura das cidades. Importa estabelecer esses
elementos, que aparecem como representações
de cidades, em vários estágios de construção
das suas malhas urbanas, em documentos
como a cartografia ou a iconografia. Estes são
testemunhos relevantes na análise e permitem
uma leitura atenta da "realidade" das cidades,
em épocas distintas. Para além de compreendêlos como representações dum determinado
período, eles permitem a reinterpretação atual
do tecido urbano, devendo ser considerados
instrumentos dinâmicos na compreensão da
leitura das cidades. Tendo em conta a cartografia
e a iconografia de várias épocas, faremos uma
análise comparativa do tecido urbano histórico,
de duas cidades, com recurso à implantação
e ao desenvolvimento urbano diferenciados
(Évora e Setúbal). Para alcançar esses objetivos,
iremos ler e interpretar elementos morfológicos
da Cidade Medieval (fortificações, praças, ruas,
quarteirões, mercados, edifícios singulares
entre outros) e estes respetivos documentos
testemunhais, a fim de se compreender a
evolução diacrónica, nas suas semelhanças e
diferenças |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32199 |
ISBN: | 978-65-258-0117-9 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | ARQ - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|