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http://hdl.handle.net/10174/3212
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Title: | Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo. |
Authors: | Zangão, Otília Mendes, Felismina Rosa |
Keywords: | Estudantes Processo de Cuidar Comportamento Relacional Intimidade/Privacidade |
Issue Date: | 21-Sep-2011 |
Abstract: | Introdução: Ao longo dos tempos,verificou-se que dos cuidados centrados na doença, passaram a valorizar-se
os cuidados centrados na área afectiva e relacional.As competências afectivas e relacionais dos alunos de
enfermagem durante o processo de cuidar os utentes convocam determinados factores associados à intimidade.
Este conceito tão presente no cuidado de enfermagem não tem sido muito estudado, mas surge em documentos
emanados por entidades com responsabilidade na área da saúde, nomeadamente direitos dos doentes,
constituição portuguesa e código deontológico dos enfermeiros.
Objectivos: - Identificar como ocorre a aquisição e desenvolvimento de competências relacionais do estudante
de licenciatura em enfermagem durante o processo de cuidar;- Identificar a presença (e operacionalização) das
competências relacionais nos estudantes de licenciatura em enfermagem, durante o processo de cuidados aos
utentes;- Verificar se os estudantes de enfermagem, durante a sua formação clínica, preservam da
intimidade/privacidades dos utentes durante o processo de cuidar.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa.A população estudada
foram os estudantes de uma Escola Superior de Saúde do litoral da região centro e a amostra foi constituída
pelos estudantes de enfermagem da referida escola, que se encontravam a realizar ensino clínico em contexto
hospitalar.Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário(caracterização dos estudantes e do
contexto clínico)e uma Grelha de Observação aplicada durante o ensino clínico.Análise dos dados foi realizada
através de técnicas estatísticas consideradas adequadas para organizar, avaliar, interpretar e comunicar a
informação.
Resultados: Dos estudantes observados, 87% eram do sexo feminino, com distribuição por todos os anos do
CLE, enquanto 13% eram do sexo masculino, que frequentam o 2º e o 3º ano do CLE.A análise geral das
observações revelou que os estudantes do 1º ano demonstram algumas competências relacionais durante o
processo de cuidar, mas ainda pouco desenvolvidas o que é compatível com a aquisição e desenvolvimento de
conhecimentos que tiverem. Nos estudantes do 2º ano, observámos que se preocupam na execução correcta
das técnicas, mas a parte relacional fica um pouco aquém dos conhecimentos e experiência que já
desenvolveram no 1º ano. Relativamente aos estudantes do 3º ano observados verificámos que demonstram
competências relacionais tanto com a equipa como com os utentes. Na observação realizada aos estudantes do
4º ano, verificámos que possuem competências relacionais e tem a noção de preservação da
intimidade/privacidade durante todo o processo de cuidar e não só em algumas situações.
Conclusões: Em conclusão, podemos dizer que as competências relacionais se vão adquirindo desde o 1º ano
até ao 4º ano de forma progressiva. Relativamente à preservação da intimidade no processo de cuidar,
verificou-se que esta é preservada em determinados procedimentos relacionados com o processo de cuidar
nomeadamente nos que requerem exposição corporal. Nos procedimentos em que não exista exposição de
zonas corporais mais íntimas dos utentes, como a realização de uma punção venosa periférica, os estudantes
não preservam a sua exposição. Só no final do curso (4ºano) esta competência é dominada e aplicada a todos os
procedimentos do processo de cuidar. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/3212 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais
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