Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32042
|
Title: | Raízes da criatividade no figurado popular cerâmico tradicional e contemporâneo. Contributos para uma abordagem. |
Authors: | Cabeça, Paulo |
Keywords: | Cerâmica Artesanato Arte Primitiva Barrística Arte popular Criatividade |
Issue Date: | 7-May-2022 |
Publisher: | Cátedra UNESCO Universidade de Évora |
Abstract: | Vergilio Correia (Régua 1888 – Coimbra 1944) atribui a primeira definição
antropológica de arte popular e intui uma ligação desta à arte primitiva.
Ernesto de Sousa (Lisboa, 18 abril 1921 - 6 outubro 1988) virá também mais
tarde a estabelecer de forma mais clara um paralelo entre a arte primitiva e a
arte popular. Vergilio Correia encarando a segunda como uma sobrevivência
contemporânea da primeira. Ernesto de Sousa investigando “modos mais
fundamentais de pensar e ver, (…), mais próximos dos fundamentos da
condição humana”. Este paralelo arte popular/arte primitiva é assim,
portanto, referido a partir das propostas de Vergílio Correia e Ernesto de
Sousa que o intuem na origem da criatividade popular e na ancestralidade. A
criatividade, no entanto, não é um atributo unicamente humano, existindo
em diversos animais. Encontramos pistas para esta ligação
criatividade/artesanato também nas manifestações quer de artesanato
figurativo tradicional, quer no artesanato figurativo contemporâneo. Este
será o tema proposto nesta intervenção. Trata-se de parte de uma
investigação mais vasta que decorre, sob a forma de tese de doutoramento
em história de arte, pelo autor: O “Artesanato” como processo criativo: o
exemplo da Barrística. Contributo para uma reflexão sobre a criatividade. |
URI: | https://www.youtube.com/watch?v=WGEb7XuRyuU http://hdl.handle.net/10174/32042 |
Type: | lecture |
Appears in Collections: | CHAIA - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|