|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32013
|
Title: | Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda |
Authors: | Bonito, Jorge Victor, Eufrásia |
Editors: | Barca, Alfonso |
Keywords: | Didática Professores Ensino Modelo didático |
Issue Date: | 29-Apr-2022 |
Publisher: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Citation: | Victor, E., & Bonito, J. (2022). Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9(0), 193-206 [e-ISSN 2386-7418] |
Abstract: | A investigação educacional tem confirmado a inegável importância da Didática para o
bom desempenho do professor. É a Didática que permite maior eficiência e consciência,
contribuindo para a realização plena por via de uma atuação ajustada à forma e à
capacidade de aprender, acompanhada de compreensão, segurança e de estímulo,
para cada indivíduo. Este estudo, de tipo survey, transversal, descritivo, teve por
objetivo caraterizar o modelo didático pessoal de 26 professores que trabalham numa
escola de Luanda, em Angola. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP, da
autoria de Porlán et al. Foram aplicados procedimentos de estatística descritiva e
inferencial. Os resultados indicam uma grande aproximação dos professores ao quadro
teórico apresentado. A Didática é vista como uma disciplina científica, com
concetualmente entendida de modo diverso. Apresentam-se diversos modelos
didáticos adotados pelos docentes, sendo que o modelo construtivista é o mais comum.
O papel dos alunos na planificação das aulas e a sua intervenção na avaliação reúne
dispersão de posições, ainda que uma aula deva ser ativa e permitir a participação dos
alunos. Pouco mais de metade dos professores inquiridos desconsidera que cada
docente constrói a sua própria metodologia para o ensino das ciências. |
URI: | https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8893/g8893_pdf http://hdl.handle.net/10174/32013 |
ISSN: | 2179-1309 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|