Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32013

Title: Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda
Authors: Bonito, Jorge
Victor, Eufrásia
Editors: Barca, Alfonso
Keywords: Didática
Professores
Ensino
Modelo didático
Issue Date: 29-Apr-2022
Publisher: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Citation: Victor, E., & Bonito, J. (2022). Modelo didático pessoal: um estudo com professores de Luanda. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9(0), 193-206 [e-ISSN 2386-7418]
Abstract: A investigação educacional tem confirmado a inegável importância da Didática para o bom desempenho do professor. É a Didática que permite maior eficiência e consciência, contribuindo para a realização plena por via de uma atuação ajustada à forma e à capacidade de aprender, acompanhada de compreensão, segurança e de estímulo, para cada indivíduo. Este estudo, de tipo survey, transversal, descritivo, teve por objetivo caraterizar o modelo didático pessoal de 26 professores que trabalham numa escola de Luanda, em Angola. Aplicou-se um questionário, com base no INPECIP, da autoria de Porlán et al. Foram aplicados procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam uma grande aproximação dos professores ao quadro teórico apresentado. A Didática é vista como uma disciplina científica, com concetualmente entendida de modo diverso. Apresentam-se diversos modelos didáticos adotados pelos docentes, sendo que o modelo construtivista é o mais comum. O papel dos alunos na planificação das aulas e a sua intervenção na avaliação reúne dispersão de posições, ainda que uma aula deva ser ativa e permitir a participação dos alunos. Pouco mais de metade dos professores inquiridos desconsidera que cada docente constrói a sua própria metodologia para o ensino das ciências.
URI: https://revistas.udc.gal/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8893/g8893_pdf
http://hdl.handle.net/10174/32013
ISSN: 2179-1309
Type: article
Appears in Collections:PED - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Victor_Bonito_2022.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois