Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/3185

Title: O Ensino da Sociologia em Cursos de Saúde
Authors: Mendes, Felismina
Keywords: ensino da sociologia
sociologia
curso de enfermagem
Issue Date: Jun-2011
Publisher: APS
Abstract: A autonomia da enfermagem emergiu quando os profissionais de enfermagem alcançaram a capacidade de intervir no processo de constituição do currículo e uma posição central na aprendizagem. Desde esse momento, estes profissionais têm sido altamente selectivos naquilo que pretendem da Sociologia ou da Sociologia da Saúde. Apesar da relação existente estar bem estabelecida, o mundo da enfermagem revela-se, para estas ciências, um território que, embora conquistado, continua a ser muito contestado. A actividade docente e as pesquisas com as quais me envolvi ao longo do meu trajecto profissional, ao mesmo tempo em que me posicionaram no centro da educação em enfermagem, também me conduziram, frequentemente, para fora dela, colocando-me em circuitos onde esta se encontrava sob análise e questionamento. Este poder (ou privilégio) de estar dentro, mas também fora, tem sido um desafio constante, duro, exigente mas sempre produtivo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/3185
Type: lecture
Appears in Collections:ENF - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Resumo CO.docx13.42 kBMicrosoft Word XMLView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois