Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31748

Title: Língua umbundu: caminhos para a sua preservação
Authors: Silva, Ana Alexandra
Pinto, Hermenegildo
Keywords: língua portuguesa
língua umbundu
língua materna
língua segunda
Issue Date: Jan-2022
Publisher: RAC: Revista Angolana de Ciências
Citation: Pinto, H. & Silva, A. A. (2021). Língua umbundu: caminhos para a sua preservação. RAC: Revista Angolana de Ciências. 4(1). e040105.
Abstract: Partindo de uma abordagem histórica, o presente artigo aborda sobre a situação sociolinguística do Kuito. Debate-se a situação corrente do uso da língua umbundu no processo de comunicação dos habitantes da cidade do Kuito, capital da província do Bié. Além de apresentar informações históricas do contacto linguístico entre o português e a língua umbundu, este artigo apresenta a situação linguística levantada por altura do censo populacional de 2014 bem como os dados de uma pesquisa que pretende mostrar a situação preocupante do umbundu enquanto idioma de comunicação. Esta LA tem passado de L1 para as gerações mais velhas, a língua inexistente para as gerações mais recentes. Do ponto de vista dos procedimentos e técnicas utilizadas, este trabalho configura-se numa pesquisa bibliográfica ou documental, combinada com o enfoque de estudo de caso. O destaque dado à pesquisa bibliográfica permitiu a recolha diversificada de informações, a partir de elementos existentes, para a construção da fundamentação teórica. Para o enfoque da pesquisa exploratória foram usados inquéritos. Amostra para esta pesquisa é constituída por 135 estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bié do ano académico de 2018. O objetivo é determinar as percentagens dos falantes que têm o umbundu e o português como sendo L1 ou L2.
URI: http://publicacoes.scientia.co.ao/ojs2/index.php/rac?fbclid=IwAR1f9guPJg81wDIBZaG9G0EEsKA62nSu1WA4uS_rgDCuXnk8kj5X-EL2sr4
http://hdl.handle.net/10174/31748
Type: article
Appears in Collections:CEL - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
232-Article Text-608-1-10-20220126.pdf540.88 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois