Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31294

Title: Participar no plural: a experiência escolar como dilemática
Authors: Resende, José Manuel
Beirante, David
Gouveia, Luis
Editors: Resende, José Manuel
Xavier, Beatriz
Keywords: Participação
Plural
Dilemas
Escolar
Issue Date: 2021
Publisher: Editora Lema d'Origem
Citation: Resende, J. M., Beirante, D., & Gouveia, L. (2021). Participar no plural: a experiência escolar como dilemática. In J. M. Resende & B. Xavier (Eds.), Os dilemas da participação (pp. 273–312). Editora Lema D'Origem.
Abstract: Escrever-se sobre escola é concebê-la como instituição que abrange os estabelecimentos de ensino públicos, privados e cooperativos. Tendo isto em mente, a “escola por fazer-se” incide sobretudo sobre a instituição escolar pública, cujas atividades, participações, experiências e problemas se apresentam com uma certa singularidade em relação àquilo que ocorre em estabelecimentos de ensino fora da esfera pública. Contrariamente às escolas privadas e cooperativas, a escola pública tem o dever de acolher todas as crianças, adolescentes e jovens em idade escolar. Entre outras diferenças que se possam destacar, a composição social da morfologia escolar é talvez uma das dimensões que melhor distingue a escola pública da escola privada. Correlacionada a esta questão há todo um conjunto de outras experiências e atividades escolares consonantes ao projeto da escola
URI: http://hdl.handle.net/10174/31294
ISBN: 978-989-8890-97-9
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
23-12-21 Dilemas da Participação_FINAL.pdf3.85 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois