|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31287
|
Title: | Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa |
Other Titles: | Challenges in continuing education of Radiographers: a narrative review |
Authors: | Almeida, Rui Pedro Da Silva, Carlos Alberto Vicente, Bianca Abrantes, António Miranda, Dulce |
Editors: | NUCLIRAD, Núcleo de Desenvolvimento dos Técnicos de Radiologia |
Keywords: | Educação Formação Contínua Aprendizagem baseada em jogos Sala de Aula invertida e-Learning |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | NUCLIRAD - Núcleo de Desenvolvimento dos Técnicos de Radiologia |
Citation: | Almeida, R., Silva, C., Vicente, B., Abrantes, A., & Miranda, D. (2021). Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa. ROENTGEN-Revista Científica das Técnicas Radiológicas, 2(2), 59-68. https://doi.org/10.46885/roentgen.v2i2.56. ISSN 2184-7657 |
Abstract: | O objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva pós- pandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores.
A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/31287 |
ISSN: | 2184-7657 |
Type: | article |
Appears in Collections: | DCMS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|