Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31287

Title: Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa
Other Titles: Challenges in continuing education of Radiographers: a narrative review
Authors: Almeida, Rui Pedro
Da Silva, Carlos Alberto
Vicente, Bianca
Abrantes, António
Miranda, Dulce
Editors: NUCLIRAD, Núcleo de Desenvolvimento dos Técnicos de Radiologia
Keywords: Educação
Formação Contínua
Aprendizagem baseada em jogos
Sala de Aula invertida
e-Learning
Issue Date: 2021
Publisher: NUCLIRAD - Núcleo de Desenvolvimento dos Técnicos de Radiologia
Citation: Almeida, R., Silva, C., Vicente, B., Abrantes, A., & Miranda, D. (2021). Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia: uma revisão narrativa. ROENTGEN-Revista Científica das Técnicas Radiológicas, 2(2), 59-68. https://doi.org/10.46885/roentgen.v2i2.56. ISSN 2184-7657
Abstract: O objetivo principal desta revisão narrativa consiste em discutir as tendências, desafios e oportunidades na educação e formação contínua dos Técnicos de Radiologia (TRad), sobretudo numa perspetiva pós- pandémica que poderá potenciar a remodelação das oportunidades de formação. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados, complementado com a utilização de recursos disponíveis online em associações e sociedades científicas e profissionais desta área do conhecimento. Os critérios de exclusão incluíram artigos não publicados em inglês, anteriores a 2013 e sem contribuições no campo da educação à distância ou da aprendizagem ativa. A educação e formação contínua no campo da radiologia tem sofrido um processo de readaptação, e as habituais oportunidades de aprendizagem no formato presencial (em sala de aula, laboratórios de simulação e ambientes clínicos) foram rapidamente transformadas em oportunidades de ensino à distância, levando ao surgimento de modelos de ensino e formação inovadores. Assim, as evidências mais recentes revelaram que as estratégias centradas no formando, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em jogos, quando aplicadas na educação de profissionais da saúde, permitiram a obtenção de resultados positivos e muito promissores. A adequada preparação dos TRad depende da aplicação de metodologias eficazes de ensino que permitam um excelente desempenho clínico e a manutenção de elevados padrões de qualidade e segurança. A aprendizagem baseada em jogos parece ser eficaz para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes e deve ser considerada como uma potencial ferramenta sistemática neste campo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/31287
ISSN: 2184-7657
Type: article
Appears in Collections:DCMS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Desafios na educação contínua dos Técnicos de Radiologia Artigo ROENTGEN - Artigo-351-2-10-20210720 (pp 59-68) 2021.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois