Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/31172

Title: Pensar como resposta ao desafio tecnológico? A escola heideggeriana
Authors: Borges-Duarte, Irene
Editors: Milhano, Ângelo
Borges-Duarte, Irene
Alves, Marcos
Keywords: Técnica
Tecnologia
Heidegger
Arendt
Agamben
Habitar
Issue Date: May-2021
Publisher: UNESP
Citation: Borges-Duarte, I.: “Pensar como resposta ao desafio tecnológico? A escola heideggeriana.”, Trans/form/ação, v. 44, 2021, 17-39.
Abstract: A questão da tecnologia pode abordar-se de múltiplos pontos de vista e em análises particulares, mas requer um enquadramento global do seu paradigma, na época civilizacional que lhe corresponde. Pertencendo-lhe, o homem contemporâneo desenvolve uma forma dominante e incontornável de relação com as coisas e com os outros, marcada pelo modelo que nela impera. Heidegger chamou Ge-stell ao projecto de mundo tecnológico, e procurou descrever e desconstruir a sua figura, defendendo a necessidade de aprender a pensar, como recuperação possível de uma relação livre ante ela, capaz de abrir um outro projecto de mundo, focado no habitar e vivido como um “passo atrás”. Partindo de aí, o presente texto procura mostrar o alcance da ideia heideggeriana do pensar e da sua repercussão em Arendt e Agamben, enquanto manifestação do ser em propriedade e como alternativa à banal imersão na cultura tecnológica.
URI: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/11425
http://hdl.handle.net/10174/31172
ISSN: 1980-539X
Type: article
Appears in Collections:PRAXIS - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Pensar como resposta.pdf206.29 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois