|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30939
|
Title: | A complementaridade de produtos e a criação de redes no sucesso da experiência turística rural no Alentejo |
Authors: | Serra, Jaime Lima, Joana Marujo, Noémi Borges, Maria do Rosário |
Editors: | Serra, jaime Marujo, Noémi Lima, Joana Borges, Maria do Rosário |
Keywords: | turismo rural Alentejo redes alojamento |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Publicações CIDEHUS |
Citation: | SERRA, J., LIMA, J., MARUJO, N., & BORGES, M.R. (2021). A complementaridade de produtos e a criação de redes no sucesso da experiência turística rural no Alentejo. In J. Serra, Marujo, N. Borges, M.R. & Lima, J. Lima (Eds), Turismo Rural e Turismo Comunitário no Espaço Ibero-Americano. Évora: Publicações do CIDEHUS. |
Abstract: | A diversidade de motivações dos visitantes para praticar turismo rural constitui um desafio
à construção de experiências turísticas memoráveis. Essa diversidade de motivações faz
com que a experiência turística oferecida em meio rural beneficie amplamente
de complementaridade com vários outros produtos turísticos. Considerando que muitas
áreas rurais se encontram num processo de declínio socioeconómico, a capacidade de
estabelecer redes de cooperação entre os agentes com vista à satisfação deste turista
«multimotivado» e ao sucesso dessas experiências turísticas, parece assumir-se como
essencial e desafiante para os agentes locais. Pela relevância central que assume na
construção desta experiência turística, o comportamento de interação com outros agentes
e as perceções dos empreendedores dos alojamentos TER merece particular análise. Neste
contexto, com o objetivo de compreender a sua visão e atuação relativamente ao
estabelecimento de parcerias com outros agentes da oferta turística e não turística,
realizaram-se 10 entrevistas a empreendedores TER do Alentejo Central, nos anos de 2015
e 2016. Os resultados evidenciam a existência de algumas redes informais, pontuais e não
estruturadas entre os agentes da oferta, e os agentes reconhecem haver espaço e necessidade
para melhorias nesta área. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30939 |
ISBN: | 9791036572043 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|