| 
                
             | 
            
            
            
            
            
                
                
  
    
    
        
            
                
                Please use this identifier to cite or link to this item:
                http://hdl.handle.net/10174/30933
             | 
         
     
     
    
    
| Title:  | Em torno do conto ‘As duas bonecas’: António Sérgio e a literatura infantil |  
| Authors:  | Príncipe, João |  
| Editors:  | Ferreira, António M. Morais, Carlos Príncipe, João Brasete, Maria F. Coimbra, Rosa L. |  
| Keywords:  | António Sérgio Literatura Infantil pensamento metafórico pragmatismo |  
| Issue Date:  | 2021 |  
| Publisher:  | Universidade de Aveiro |  
| Citation:  | Príncipe, João (2021b) «Em torno do conto ‘As duas bonecas’: António Sérgio e a literatura infantil », in António M. Ferreira, Carlos Morais, João Príncipe, Maria F. Brasete, Rosa L. Coimbra (2021) António Sérgio: Literatura e crítica literária, Coleção Voltar a Ler 5, Universidade de Aveiro, Aveiro, ISBN 978-972-789-719-3, DOI https://doi.org/10.48528/z3rn-4747; pp. 139-167. |  
| Abstract:  | Neste breve ensaio, cujo pretexto é apresentar o conto ‘As duas bonecas’ de que Eduardo Sérgio fez a excelente animação que foi apresentada na Jornada que inspira o presente volume  (Universidade de Aveiro, incluída na série de 6 Jornadas que co-organizámos com colegas de várias Universidades durante o ano de 2019, para recordar António Sérgio no cinquentenário do seu falecimento), iremos estudar o António Sérgio escritor, pensador e intérprete do mundo das crianças, falando dos recursos criativos implícitos no mundo mental das crianças e dos adultos. Recordaremos dois outros contos, ‘O navio dos brinquedos’ (1914) e ‘A dança dos meses’ ( de 1926, sendo ao mesmo tempo título de um conto e do volume que contém ‘As duas bonecas’), mostrando como o autor dos Ensaios usou o conto como parte da sua estratégia de intervenção cívico-pedagógica, a qual estava finamente ancorada num subtil pensamento pedagógico-filosófico, que estava atento à especificidade do mundo infantil, procurando simultaneamente valorizar aquele poeta-escritor, cuja carreira no mundo das letras se iniciou com a publicação das Rimas. |  
| URI:  | http://hdl.handle.net/10174/30933 |  
| ISBN:  | 978-972-789-719-3 |  
| Type:  | bookPart |  
| Appears in Collections: | CEHFC - Publicações - Capítulos de Livros
  |  
  
    
    
     
    
 
    
    
	
    Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated. 
                    
                      
                 |