Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30669

Title: O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração?
Other Titles: The provocative hubbub: clumsy form of demand for consid- eration?
Authors: Resende, José Manuel
Carvalho, José Maria
Keywords: adolescência
Educação
Provocação
Pragmatismo
Issue Date: 2021
Publisher: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Citation: Resende, J. M., & Carvalho, J. M. (2021). O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração? Analise Social, LVI (3º)(240), Article n240a06, 548–570. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n240a06.pdf
Abstract: A experiência escolar é capital nas trajetórias dos jovens, capacitando-os desejavelmente para aceder aos mundos dos adultos. Nela, o relacionamento entre professor e aluno, nos seus múltiplos ajustamentos possíveis, ocupa um lugar de charneira. A redução da distância entre ambos é uma maneira de conservar a novidade que as novas gerações trazem. De dois casos empíricos ocorridos em aula, captados recentemente por entrevista e observação direta, sublinham- -se as habilidades provocadoras reveladas por alunos no (des) ajuste daquele relacionamento. Partindo de uma sociologia pragmatista, ressalta a incapacidade de o professor integrar nas aulas os efeitos subjacentes à imprevisibilidade de certas ações dos adolescentes.
URI: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n240a06.pdf
http://hdl.handle.net/10174/30669
ISSN: 2182-2999
Type: article
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
n240a06.pdf262.11 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois