Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30669
|
Title: | O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração? |
Other Titles: | The provocative hubbub: clumsy form of demand for consid- eration? |
Authors: | Resende, José Manuel Carvalho, José Maria |
Keywords: | adolescência Educação Provocação Pragmatismo |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa |
Citation: | Resende, J. M., & Carvalho, J. M. (2021). O bulício provocador: forma desajeitada de demanda de consideração? Analise Social, LVI (3º)(240), Article n240a06, 548–570. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n240a06.pdf |
Abstract: | A experiência escolar é capital nas trajetórias
dos jovens, capacitando-os desejavelmente para aceder aos
mundos dos adultos. Nela, o relacionamento entre professor
e aluno, nos seus múltiplos ajustamentos possíveis, ocupa
um lugar de charneira. A redução da distância entre ambos é
uma maneira de conservar a novidade que as novas gerações
trazem. De dois casos empíricos ocorridos em aula, captados
recentemente por entrevista e observação direta, sublinham-
-se as habilidades provocadoras reveladas por alunos no (des)
ajuste daquele relacionamento. Partindo de uma sociologia
pragmatista, ressalta a incapacidade de o professor integrar nas
aulas os efeitos subjacentes à imprevisibilidade de certas ações
dos adolescentes. |
URI: | http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/n240a06.pdf http://hdl.handle.net/10174/30669 |
ISSN: | 2182-2999 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CICS.NOVA - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|