Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/30627

Title: Pensar e Lidar com os pensamentos académicos: a experiência de estudantes do Ensino Superior
Authors: Leal, Fátima
Editors: Chaleta, Elisa
Beltrán, José
Ferreira, Adir
Keywords: Pensamentos académicos
Estratégias de regulação
Estudo e aprendizagem
Estudantes
Ensino Superior
Issue Date: 2021
Publisher: Monografies & Aproximacions
Citation: Leal, F. (2021). Pensar e Lidar com os pensamentos académicos: a experiência de estudantes do Ensino Superior. In E. Chaleta, Beltrán, J. & Ferreira, A, S. (Coords), Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior (pp 117-137). Valência: Monografies & Aproximacions. ISBN: 978-84-09-27401-7. https://roderic.uv.es/handle/10550/80458
Abstract: Os processos de estudo e de aprendizagem envolvem dimensões comportamentais, afetivas, motivacionais, cognitivas, metacognitivas e regulatórias. Os pensamentos académicos referem-se aos conteúdos dos pensamentos dos estudantes que emergem durante o seu processo de estudo (Leal, 2017). Este trabalho visa: identificar pensamentos académicos dos estudantes emergentes durante o seu processo de estudo e identificar as estratégias que os estudantes utilizam para lidar com esses pensamentos. Participaram 48 estudantes, rapazes e raparigas, com idades entre os 18 e os 25. A metodologia qualitativa foi privilegiada. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas e os dados tratados através de análise temática categorial. Os resultados reportam-se a dois grandes temas: pensamentos durante o estudo e estratégias para lidar com os pensamentos. Relativamente à identificação de pensamentos durante o processo de estudo emergiram três categorias: pensamentos centrados na tarefa, pensamentos distratores e pensamentos centrados na pessoa. No que concerne à identificação de estratégias para lidar com os pensamentos durante o processo de estudo emergiram três grandes categorias: perceção avaliativa global, respostas afetivas e mobilização de estratégias para lidar com o que pensa. Conclui-se acerca da necessidade de colocar os estudantes a refletirem sobre estes aspetos cognitivos e regulatórios. Por fim, deixam-se sugestões de intervenção prática para os vários intervenientes no contexto de ensino superior.
URI: https://roderic.uv.es/handle/10550/80458
http://hdl.handle.net/10174/30627
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Leal_LTHE2021_Pensamentos.pdf10.87 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois