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http://hdl.handle.net/10174/30627
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Title: | Pensar e Lidar com os pensamentos académicos: a experiência de estudantes do Ensino Superior |
Authors: | Leal, Fátima |
Editors: | Chaleta, Elisa Beltrán, José Ferreira, Adir |
Keywords: | Pensamentos académicos Estratégias de regulação Estudo e aprendizagem Estudantes Ensino Superior |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Monografies & Aproximacions |
Citation: | Leal, F. (2021). Pensar e Lidar com os pensamentos académicos: a experiência de estudantes do Ensino Superior. In E. Chaleta, Beltrán, J. & Ferreira, A, S. (Coords), Formas de enseñar y aprender en educación superior/ Faces do ensinar e aprender no ensino superior (pp 117-137). Valência: Monografies & Aproximacions. ISBN: 978-84-09-27401-7. https://roderic.uv.es/handle/10550/80458 |
Abstract: | Os processos de estudo e de aprendizagem envolvem dimensões comportamentais, afetivas, motivacionais, cognitivas, metacognitivas e regulatórias. Os pensamentos académicos referem-se aos conteúdos dos pensamentos dos estudantes que emergem durante o seu processo de estudo (Leal, 2017). Este trabalho visa: identificar pensamentos académicos dos estudantes emergentes durante o seu processo de estudo e identificar as estratégias que os estudantes utilizam para lidar com esses pensamentos. Participaram 48 estudantes, rapazes e raparigas, com idades entre os 18 e os 25. A metodologia qualitativa foi privilegiada. A recolha de dados foi obtida através de entrevistas semi-estruturadas e os dados tratados através de análise temática categorial. Os resultados reportam-se a dois grandes temas: pensamentos durante o estudo e estratégias para lidar com os pensamentos. Relativamente à identificação de pensamentos durante o processo de estudo emergiram três categorias: pensamentos centrados na tarefa, pensamentos distratores e pensamentos centrados na pessoa. No que concerne à identificação de estratégias para lidar com os pensamentos durante o processo de estudo emergiram três grandes categorias: perceção avaliativa global, respostas afetivas e mobilização de estratégias para lidar com o que pensa. Conclui-se acerca da necessidade de colocar os estudantes a refletirem sobre estes aspetos cognitivos e regulatórios. Por fim, deixam-se sugestões de intervenção prática para os vários intervenientes no contexto de ensino superior. |
URI: | https://roderic.uv.es/handle/10550/80458 http://hdl.handle.net/10174/30627 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
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