|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/30562
|
Title: | Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. |
Authors: | Boné, Maria Loureiro, Maria João Bonito, Jorge |
Editors: | Universidade de Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da |
Keywords: | suporte básico de vida questionário fiabilidade validade |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. In L. Sebastião, & R. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 57-66). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
Citation: | Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Perceções de alunos sobre a aprendizagem do suporte básico de vida no 9.º ano de escolaridade: do questionário. In L. Sebastião, & R. Rebelo (Eds.), IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação: livro de atas (pp. 57-66). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-166-9] |
Abstract: | A paragem cardiorrespiratória é um acontecimento furtuito e inesperado, uma das principais causas de morte em todo o mundo. O reconhecimento precoce da paragem cardiorrespiratória, a ativação do sistema integrado de emergência médica e o início rápido de suporte básico de vida por espetadores são medidas que contribuem para o aumento da taxa de sobrevivência. Desde o ano escolar de 2015-2016, ensina-se suporte básico de vida na disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano. Este estudo tem como finalidade conhecer a apropriação de conhecimentos teóricos e práticos e as competências autodeclaradas de alunos do 10.º ano em matéria de suporte básico de vida. Para a recolha de informação foi construído um inquérito por questionário original. A elaboração da matriz do questionário teve por base a revisão sistemática da literatura e alicerça-se num referencial composto por dois documentos estruturantes: o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais / Ciências Naturais / 9.º ano. O instrumento estrutura-se em sete dimensões, com itens de vária natureza e foi validado, através da intervenção de um painel de juízes externos, das áreas da saúde e da educação. Neste trabalho dá-se conta do processo de construção do questionário. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/30562 |
ISBN: | 978-972-778-166-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|